top of page
  • Foto do escritorEquipe Pippoca

15 filmes indicados ao Oscar 2023 para assistir antes da premiação

Atualizado: 23 de fev. de 2023

No dia 12 de março vamos finalmente saber quem levará as estatuetas do Oscar 2023, mas enquanto a premiação não chega, a equipe do Pippoca fez uma super lista com os melhores filmes indicados pra você maratonar. Vem ver!


1 - Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo

As 11 indicações ao Oscar podem soar estranho para o público geral, já que é um filme que pouco ficou no circuito comercial e nem está num streaming, mas não será estranho ver o filme dos Daniels levar todas as estatuetas possíveis (10 de 11, já que possui 2 indicações em Melhor Atriz Coadjuvante). Nesse filme, os diretores exploram os traumas familiares e os embates geracionais de Evelyn (Michelle Yeoh) no contexto em que ela deve salvar o verdadeiro e absurdo multiverso da loucura da poderosa ameaça Jobu Tupaki. Por variar entre comédia, ação, ficção científica e drama sem perder o seu sentido e seu propósito, o filme dispara como grande favorito pra levar o principal prêmio da noite, além de melhor diretor(es, no caso), roteiro original, e, salvo um grande erro da academia, é certo que consagrará Ke Huy Quan como o melhor ator coadjuvante pelo papel de Waymond, marido de Evelyn. Mas também é bem provável que veremos Yeoh e Stephanie Hsu, as atrizes cujas personagens conduzem a trama, não levarem as estatuetas de melhor atriz e atriz coadjuvante.


🏆Indicações: Melhor Filme, Melhor Atriz, duas indicações a Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Direção, Melhor Trilha Sonora Original, Melhor Roteiro Original, Melhor Figurino, Melhor Montagem.


2 - Aftersun

Assim como Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo, Aftersun também trabalha as relações parentais, mas dessa vez de forma muito mais introspectiva e emocional. Revivendo suas memórias através de gravações de uma câmera digital, vemos Sophie (Celia Rowlson-Hall) revistando a sua relação com seu ausente e jovem pai, Calum (Paul Mescal), durante uma de suas férias na Turquia nos anos 90 (aqui a personagem é brilhantemente interpretada pela jovem Frankie Corio). Nessas memórias vemos Callum tentando de fazer de tudo para ser presente na vida de Sophie, mesmo que isso signifique dar coisas que ele não pode bancar, enquanto tenta acertar sua vida e vê sua filha amadurecer. Embora não seja favorito para levar o prêmio de Melhor Ator, Paul Mescal traz uma atuação sutil e profunda, cujo desfecho não é evidente.


🏆Indicações: Melhor Ator.



3 - Top Gun: Maverick

Top Gun: Ases indomáveis foi um grande sucesso dos anos 80, e por que não reviver e continua-lo? É exatamente o que faz o filme indicado em 6 categorias - Top Gun – Maverick. O filme retrata a vida de Maverick ainda sendo piloto de caça americano, buscando o desenvolvimento de caças. A princípio ele não está ligado mais ao programa Top Gun, mas isso muda a partir de uma chamada de oficiais acima e a grande estrela volta ao programa para ser instrutor. Maverick entra em um conflito consigo mesmo, respeitar as regras e ser um instrutor que faz tudo correto ou cumprir a missão ao seu estilo mais ousado? Tudo isso com muitas lembranças do primeiro filme, novas tramas e muita ação.


🏆Indicações: Melhor Filme, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Canção Original, Melhor Edição, Melhor Som, Melhores Efeitos Visuais.


4 - Pinocchio por Guillermo del Toro

A história por si só já é famosa: um artesão constrói um menino de madeira pra suprir a perda de seu filho, e então este boneco ganha a vida, ele tem um grilo falante como guia, não obedece seu pai e seu nariz cresce quando mente. E no ano que a Disney, que popularizou o conto, lança seu remake em live action com Tom Hanks como Geppetto, a versão que mais vai na essência é a de Guillermo del Toro. Utilizando da técnica de stop motion, e com um elenco que tem Ewan McGregor, Finn Wolhard, Ron Palmer, Cate Blanchett, Tilda Swinton, Christopher Waltz e John Turturro, o diretor aprofunda a história ao colocá-la no contexto cristão de uma Itália em plMeno regime fascista, em que a obediência civil era um dogma e quase cultural. Indicado ao prêmio de melhor animação, só não possui um favoritismo pleno, pois concorre com Gato de Botas 2 e Red: Crescer É Uma Fera.


🏆Indicações: Melhor Filme de Animação.


5 - Red: Crescer é Uma Fera

Mais uma vez a Pixar nos entrega uma animação incrível, cheia de lições e aprendizados. Red: Crescer é Uma Fera acompanha Mei, uma adolescente que vira um panda vermelho toda vez que acessa fortes sentimentos. O foco principal do filme é a passagem de Mei da adolescência para a vida adulta e todas as dificuldades que essa mudança traz, alguns dizem que o panda vermelho é uma metáfora para se referir ao momento em que as meninas começam a menstruar e que também é considerado uma passagem para a vida adulta. A animação traz representatividade, nostalgia e importantes lições de como lidar com os sentimentos.


🏆Indicações: Melhor Filme de Animação.





6 - Pantera Negra: Wakanda Forever

A aguardada sequência de Pantera Negra traz em seu âmago o luto pela perda de Chadwick Boseman. Como já dissemos na resenha do filme, é a partir deste sentimento que vemos a história se desenrolar, já que a trama também traz a morte do rei wakandiano T'Challa, e que torna o filme mais sobre Wakanda do que sobre o Pantera Negra. E é também dele que vem a atuação indicada ao Oscar de melhor atriz coadjuvante de Angela Basset, já que ele dá à Ramonda o peso do luto de uma mãe pela perda de seu filho, e que deve exercer o papel de líder de uma nação ao mesmo tempo. Caso siga as demais premiações que servem de termômetro para o Oscar, a Marvel Studios poderá comemorar a sua primeira estatueta fora das categorias técnicas.


🏆Indicações: Melhor Atriz Coadjuvante, Melhores Efeitos Visuais, Melhor Figurino, Melhor Maquiagem e Penteados.


7 - Batman

Batman foi uma das melhores estreias de 2022. O enredo permanece o mesmo, Bruce Wayne se espreita na escuridão das ruas de Gotham para fazer justiça e tornar a cidade um lugar mais seguro e decente para viver. Um dos grandes acertos desse filme foi pular a já batida cena de assassinato dos pais de Wayne, que deixava a trama maior e cansativa, dando um fôlego e abrindo espaço para que novos elementos fossem inseridos. Além dessas alterações, o uso do gênero Noir foi uma ótima aposta que combinou perfeitamente com a história do herói e o clima melancólico da cidade. A escolha de um elenco de peso foi crucial para entregar atuações incríveis que renovaram a história do Batman.


🏆Indicações: Melhores Efeitos Visuais, Melhor Cabelo e Maquiagem e Melhor Som.


8 - Babilônia

Em seu mais novo filme, Damien Chazelle confirma o que já ficou evidente nos seus demais filmes: ele adora jazz, ele adora cinema, e sobretudo, ele adora entender como isso afeta o indivíduo. Utilizando-se da transição do cinema mudo para o falado, vemos o diretor/roteirista fazer uma ode à Hollywood, colocando seus personagens sempre envolvidos com a Sétima Arte. O filme acompanha ao longo de suas 3 horas e 10 minutos os relacionamentos entre Nelly LaRoy (Margot Robbie), Jack Conrad (Brad Pitt) e Manny Torres (Diego Calva), uma aspirante a atriz, um consagrado ator e um garçom que sonha em participar de algo grande, respectivamente. Assim como a bíblica Torre de Babel (que se localizava na Babilônia) e seus personagens, o filme peca por seus exageros e decaí em seu final, num terceiro ato pretensioso e desconexo, o que é possivelmente tenha sido a causa de ser indicado somente para categoria técnicas. Também é destacável a esnobada da Academia com Margot Robbie, que entrega sua melhor atuação desde O Lobo de Wall Street.


🏆Indicações: Melhor Trilha Sonora Original, Melhor Direção de Arte, Melhor Figurino.




9 - Triângulo da Tristeza

O filme do diretor suéco Ruben Östlund é uma sátira que critica o capitalismo e os privilégios dos ricos, além de debater a dinâmica de poder e sedução. Triângulo da Tristeza acompanha um grupo de pessoas ricas que estão de férias em um cruzeiro de luxo, mas o navio acaba enfrentando problemas e naufraga, obrigando os tripulantes a viverem por um tempo em uma ilha, até o resgate chegar. É um dos melhores filmes, pois traz o humor de forma muito inteligente e nos faz refletir sobre o que nos tornamos.


🏆Indicações: Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Roteiro Original.


10 - Nada de Novo no Front

O filme alemão indicado em 9 categorias no Oscar 2023 tem como cenário a primeira guerra mundial. O longa retrata a guerra pela história de Paul Bäumer, um jovem alemão que, ao se alistar, nutrido por falsas esperanças vindas de oficiais mais velhos, acredita no encerramento rápido da guerra e no glamour do combate. Como esperado, toda expectativa vai por água abaixo com o choque de realidade. O filme, além de mostrar o drama da guerra, apresenta vários momentos de suspense nos quais não se sabe o que vai acontecer. É impressionante como as cenas são realistas e a maquiagem é extremamente bem feita.


🏆Indicações: Melhor Filme, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Fotografia, Melhor Trilha Sonora, Melhor Design de Produção, Melhor Cabelo e Maquiagem, Melhor Som, Melhores Efeitos Visuais e Melhor Filme Internacional.


11 - Os Banshees de Inisherin

A pacata vida de Pádraic numa pequena ilha a oeste da Irlanda muda completamente quando seu melhor amigo (Colm) resolve não conversar mais com ele. Pádraic não entende as razões dessa atitude repentina, ajudado por sua irmã (Siobhán) e alguns outros habitantes da ilha, ele tenta seguir seus dias sem se envolver com Colm, mas fracassa e as consequências são drásticas.

Numa mistura de emoções, o filme é dramático e ao mesmo tempo irônico, retrata a simplicidade da vida e traz a luz questionamentos sobre a finitude da existência e o propósito mundano.


🏆Indicações: Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Ator (Colin Farrell), Melhor Atriz Coadjuvante (Kerry Condon), Melhor Ator Coadjuvante (Barry Keoghan) e (Brendan Gleeson), Melhor Roteiro Original e Melhor Edição.


12 - Blonde

O objetivo da produção da Netflix era contar a história de Marilyn Monroe, mas não foi bem isso que o diretor Andrew Dominik fez. O filme é realmente incrível, a fotografia, a direção de arte e a atuação de Ana de Armas estão muito bons, mas o longa conta a história da estrela de forma bem distorcida, apesar de ser uma produção em homenagem a Marilyn, não foi bem o que os fãs esperavam, mas Ana de Armas faz o filme valer a pena, apesar de contar algumas mentiras sobre a vida privada do ícone.


🏆Indicações: Melhor Atriz.



13 - Glass Onion: Um Mistério Knives Out

A aposta da Netflix que todos estavam aguardando. A sequência do famoso filme “Entre Facas e Segredos” retorna com o detetive Benoit Blanc para resolver um novo mistério. O magnata Miles Bron convida o seu grupo de amigos para aproveitar uma festa em sua mansão. Quando uma pessoa inocente morre durante um jogo que ele propõe, Blanc terá que entrar em ação para resolver esse mistério antes que mais pessoas se machuquem. O filme é bom e divertido, o elenco de peso é vital para a construção de personagens caricatos e irônicos que fazem o filme valer a pena! O longa só peca em desviar a atenção do enredo e entregar um mistério que se torna previsível e perde um pouco da atenção do telespectador. Nessa sequência, Rian Johnson, diretor e roteirista, quis colocar a história na perspectiva de Benoit, e não na perspectiva de alguém alheio, como foi no primeiro filme.


🏆Indicações: Melhor Roteiro Adaptado.


14 - Os Fabelmans

Os Fabelmans conta a história de Steven Spielberg, o consagrado diretor de cinema. A produção narra desde a infância até a faculdade de Spielberg, além de mostrar como surgiu seu gosto pelo cinema e como ele descobriu que é possível manipular as emoções dos espectadores por meio de vídeos. O filme também mostra a relação conturbada de sua mãe e seu pai e todas as dificuldades que ele enfrentou até realmente conseguir uma oportunidade para trabalhar com o que ama.


🏆Indicações: Melhor Filme, Melhor Atriz, Melhor Direção, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Trilha Sonora Original, Melhor Roteiro Original, Melhor Direção de Arte.


15 - Elvis

Estamos acostumados a ver o glamour da vida do Rei do Rock, mas o que realmente se passava na vida do astro sempre foi uma incógnita. É exatamente esse lado sombrio que o filme Elvis nos mostra. O longa retrata a relação abusiva que o cantor tinha com seu empresário e seu triste vício em comprimidos. O destaque fica para Autin Butler, que ficou incrível no papel de Elvis.


🏆Indicações: Melhor Filme, Melhor Ator, Melhor Fotografia, Melhor Direção de Arte, Melhor Figurino, Melhor Maquiagem e Penteados, Melhor Montagem, Melhor Som.





Posts recentes

Ver tudo
bottom of page