top of page
  • Foto do escritorMaria Tosin

Filmes que dão destaque ao jazz e ao blues

Atualizado: 11 de fev. de 2021

No final de 2020 uma enxurrada de filmes que envolvem músicas foram lançados, mais especificamente sobre jazz e blues e eu trouxe alguns deles para você assistir.


A Voz Suprema do Blues

O último filme protagonizado por Chadwick Boseman antes de sua morte foi o lançamento mais esperado para o fim de 2020. O filme conta também com Viola Davis no elenco, conhecida pelo seu papel na série Como Defender um Assassino. A produção acompanha Ma Rainey em Chicago, 1927, numa sessão de gravação de um álbum de blues, durante toda a gravação há uma tensão com o ambicioso trompetista Levee, além disso o filme aborda temas como a supremacia do branco. A Voz Suprema do Blues é baseado em uma peça de 1984, praticamente se passa em apenas um cenário e grande parte das pessoas podem não gostar do filme, mas acredito que vale a pena assistir para ver Chadwick e sua ótima atuação.


O amor de Sylvie

A produção chegou ao Prime Video no fim de 2020 e traz a história de amor de Sylvie e o saxofonista Robert. O filme se passa na era do jazz em Nova York, Sylvie está noiva e conhece Robert que tem o sonho de ser um saxofonista famoso. O Amor de Sylvie é um filme leve com uma trilha sonora, atores e figurinos incríveis, apesar de retratar uma história sofrida de amor.


Soul

Quem diria que a Pixar iria lançar seu maior sucesso do ano alguns dias antes de 2020 acabar? Soul é mais uma animação feita para adultos que possui o primeiro protagonista negro da Pixar. O filme segue a mesma linha de outras animações como A Vida é Uma Festa e Divertida Mente que tocam em assuntos humanos e nos fazem repensar sobre várias coisas. A produção narra a história de Joe, um professor de música que tinha o sonho de ser músico de jazz, quando ele finalmente consegue um show com uma ótima banda, Joe acaba indo para o hospital e é nesse momento que sua alma conhece outra dimensão e como as paixões nascem. O filme é simplesmente perfeito, leve, engraçado e reflexivo.


bottom of page