top of page
  • Foto do escritorVictor Taouil

Oscar 2023: Nada De Novo No Front coloca cinema alemão em foco novamente


A Alemanha está representada no Oscar em grande estilo, o segundo filme com maior número de indicações a estatuetas é alemão. A quantidade de indicações recebidas por “Nada De Novo No Front” foi, para muita gente, motivo de surpresa.


"Nada De Novo No Front" tem nove indicações ao Oscar 2023, o filme produzido pela Netflix é inspirado no livro de mesmo nome e traz a história de Paul Bäumer na Primeira Guerra Mundial.



Filmes de guerras são produzidos de forma recorrente, alguns focam em experiências e visões pessoais do combate, outros buscam transmitir como era a vida fora do front durante o período, e alguns ainda tem um enfoque maior na história documentada de fato.


“Nada De Novo No Front” é diferente. Apesar do filme se desenrolar através das experiências de Paul, pouco se sabe sobre ele, não é mostrado no filme sua família ou a vida que tinha antes da guerra, isso acaba por criar um personagem “genérico”, no sentido que aquela história poderia ser de vários outros. Logo nas primeiras cenas isso fica muito claro quando é dada ênfase ao fato de que o uniforme que ele usará pertenceu a ex-soldado morto em combate.


O filme inicia com quatro jovens amigos, entre eles Paul, entusiasmados para ir à guerra, o idealismo dos jovens ao serem encorajados por oficiais é chocante, a ideia vendida é a de que o combate será fácil, que estão conquistando território e logo estarão marchando em Paris. Porém, essa idealização de glamour do combate logo é desfeita com a dura realidade.


Os horrores da guerra são bem trabalhados durante todo o longa, o filme tem êxito em deixar bem claro que a guerra se realiza e perdura muito por ego e idealismo do alto comando e de pessoas que não estão envolvidas diretamente no combate. As batalhas são realistas, nada de explosões fantásticas e lutas corporais intermináveis, os diálogos são de fácil entendimento e bem ambientados a época e a idade dos soldados. Além disso, chama bastante atenção a qualidade da maquiagem e fotografia, não à toa está indicado ao Oscar de melhor maquiagem e fotografia.


“Nada De Novo No Front” tem grandes chances de levar algumas estatuetas na premiação.



bottom of page