top of page
  • Foto do escritorMaria Tosin

Filme noir: saiba mais sobre o estilo usado em The Batman


O novo filme do Batman estrelado por Robert Pattinson tem sido o assunto do momento e o estilo do filme chamou a atenção dos cinéfilos que logo perceberam que segue o estilo de filmes noir. Para você entender melhor as referências do filme e saber mais sobre esse tema, separei algumas informações interessantes.

O que é

Até hoje os especialistas não conseguiram definir se noir é um gênero de filme ou um estilo de filmagem, mas na minha opinião ele pode ser definido como os dois.


O cinema noir surgiu em 1946 pelo crítico francês Nino Frank para se referir a um longa-metragem de suspense que possuía ambientação urbana, temática criminal e anti-herói. O visual do filme tem forte influência do expressionismo alemão e da técnica claro/escuro do pintor Caravaggio. Porém o termo só se consolidou em 1970.


As referências presentes no filme The Batman

O que faz do novo filme do The Batman ser um marco nos filmes de herói é justamente a volta ao passado e o resgate de elementos dos filmes noir, que normalmente não agradam a muitas pessoas.

A própria história

Os filmes noir adoram mostrar a cidade como um lugar opressor, perigoso e capaz de corromper os homens de bem, além disso, as histórias tinham muitos crimes, investigações policiais, figuras marginalizadas, álcool e cigarro. Esses componentes claramente estão presentes no filme Batman, que mostra Gotham como uma cidade corrupta e que precisa da ajuda do herói para salvar a população rodeada de marginais. O filme também exalta o lado investigativo de Batman que atua juntamente com a policia para desvendar as pegadinhas do vilão Charada.


Personagens dúbios e “femme fatales”

Os personagens principais sempre deixam aquela pulga atrás da orelha do espectador, que fica sem entender se eles são do “bem” ou do “mal”. Durante todo o filme ficamos em dúvida se Batman faz parte dos corruptos por conta do passado de seu pai ou é um herói tentando salvar a população de Gotham. Outro personagem característico dos filmes noir é a famosa “femme fatales”, “mulheres fatais” em francês, que abusam da sensualidade para manipular os homens, algo muito presente na Mulher-Gato, que acaba conquistando o coração do Homem-Morcego.

Presença do preto

Com certeza você deve ter notado que o filme é completamente escuro, sem a presença de muitas luzes, esse estilo de iluminação é conhecido como iluminação de três pontos. Há uma fonte de luz para estabelecer o escuro (sombras), outra para o claro (contraste com o negro) e outra para criar um gradiente cinza. Esse tipo de iluminação faz todo sentido para o Batman já que sua frase mais conhecida é “eu sou a sombra”.




bottom of page