top of page
  • Foto do escritorMaria Tosin

As comédias do Oscar 2023: Triângulo da Tristeza e Os Banshees de Inisherin

Atualizado: 9 de fev. de 2023


O Oscar 2023 nos deu várias surpresas e uma delas foi a indicação desses dois filmes que se encaixam no gênero drama/comédia, e nos fazem refletir de forma inteligente sobre os dramas da vida moderna. A seguir vou fazer uma comparação entre essas duas produções.


Triângulo da Tristeza

Eu colocaria a produção do diretor suéco Ruben Östlund como uma sátira, que faz uma crítica engraçada e às vezes pesada sobre o que nos tornamos. O filme acompanha um grupo de pessoas ricas que estão de férias em um cruzeiro de luxo, mas o navio acaba enfrentando problemas e naufraga, obrigando os tripulantes a viverem por um tempo em uma ilha, até o resgate chegar. A questão é que o filme critica o capitalismo e os privilégios dos ricos, que vivem em uma realidade à parte e que é muito bem utilizada pelo diretor para tornar a situação mais cômica ao mesmo tempo que nos faz refletir. Os trabalhadores a bordo são vistos como quase de outro planeta e que existem exclusivamente para servir os ricos. Podemos dividir o filme em duas partes, uma que critica fortemente o capitalismo e o luxo e outra que fala sobre a dinâmica de poder e sedução. Com certeza é uma produção que merece alguma estatueta entre as três categorias que está concorrendo.



Os Banshees de Inisherin

O filme Irlandês acontece durante o ano de 1920 e é uma mistura de comédia, melancolia e tragédia. Incrivelmente essa produção tem um pouco menos de 2 horas de duração e traz um roteiro e uma história um tanto inédita, mas mantém o ritmo lento já conhecido em filmes que concorrem ao Oscar. Os Banshees de Inisherin conta a história de dois amigos que moram em uma ilha remota no oeste da Irlanda e um deles decide parar de ser amigo do outro. Colm decidiu cortar sua amizade com Pádraic alegando que deveria fazer algo mais útil em seus dias, ao invés de jogar conversa fora com seu amigo. Apesar da situação ser cômica inicialmente, ela revela como o medo de ser esquecido e o medo da rejeição pode destruir tudo que o homem construiu. Ao longo do filme o humor dá lugar a angústia e a melancolia, até o fim do enredo.


O que Triângulo da Tristeza e Os Banshees de Inisherin têm em comum?

Apesar dos dois filmes serem do mesmo gênero, eles trazem de forma diferente o humor. Triângulo da Tristeza traz o humor como um mecanismo de reflexão, já Os Banshees de Inisherin traz o humor inicialmente para chamar a atenção para sentimentos mais profundos como a rejeição e o medo de ser esquecido, eu realmente não achei que poderia me sentir feliz e triste ao mesmo tempo enquanto assisto a um filme. O que as duas produções têm em comum é uso do humor de forma muito inteligente, que só diretores e roteiristas experientes e ousados são capazes de fazer.



bottom of page