top of page
  • Foto do escritorNathália Correia

A nova EGOT: 7 produções para conhecer Viola Davis

No domingo (5), acompanhamos Viola Davis, uma das maiores atrizes norte-americanas, entrar para a seleta lista dos EGOT durante o Grammy Awards, ao vencer a categoria de melhor audiobook com a sua biografia. O EGOT é um grupo composto por celebridades que ganharam os prêmios mais famosos dos Estados Unidos: Emmy, Grammy, Oscar e Tony (teatro).


Para celebrar essa vitória, fizemos uma lista com algumas produções que Viola participa. Esteja preparado, porque o talento de Davis somado aos filmes, de vital importância para debates sociais e políticos, irão te arrepiar da cabeça aos pés!


1 - A Voz Suprema do Blues

“A Voz Suprema do Blues” é um filme incrível da Netflix que retrata a cantora Ma Rainey, conhecida como a “mãe do blues”, durante a gravação de um álbum. O filme, que se passa nos Estados Unidos na década de 20, gira em torno desse momento, mostrando como ela lidava com o racismo e com o machismo, ainda muito presentes, no mundo da música. Além dos conflitos com seus empresários, a trama envolve os embates de Ma com Levee, o trompista ambicioso e sonhador que compõe a sua banda. Além da impecável atuação de Davis, esse filme foi o último papel de Chadwick Boseman, nosso eterno Pantera Negra, que rendeu o Oscar de Melhor Ator para ele, então é dose dupla de emoção!


2 - A Mulher Rei


O mais recente sucesso de Viola Davis não poderia ficar de fora. Aqui, o enredo gira em torno de Nanisca, uma poderosa general do reino africano Daomé, encarregada de treinar o exército de mulheres responsáveis por proteger o local de invasores e nações que desejam dominá-los. Estava ansiosa para ver a atriz em um filme de ação, pois a maioria de seus papéis se dão em enredos de drama, e posso garantir que ela continuou entregando tudo! Essa obra está presente na Apple TV+ e na Amazon Prime.



3 - Um Limite Entre Nós

Confesso que não esperava muito desse filme, mas, depois de vê-lo, ele entrou automaticamente para a minha lista. Ao longo da trama, a personagem de Viola vai ganhando força e se transformando em uma quase protagonista. O filme, que é adaptação de uma peça teatral, gira em torno de Troy, um homem negro frustrado por não trabalhar com o que sonha devido à falta de oportunidades. A trama mostra como ele se relaciona com as pessoas ao seu redor, focando em seus dois filhos e sua esposa. Por ser uma adaptação, o longa pode gerar um certo incômodo por trazer um caráter mais teatral, mas garanto que vale muito a pena! Você pode ver esse filme na Netflix.



4 - How to Get Away with Murder

Uma das séries mais populares até hoje, How to Get Away with Murder rendeu uma indicação ao Emmy de melhor atriz em série dramática para Viola. Aqui, a atriz dá vida à advogada criminalista e professora de direito Annalise Keating. A trama acompanha a mulher ao longo de sua jornada em busca de solucionar diversos casos ao lado de seus alunos. Acho que não preciso me delongar muito sobre o trabalho de Davis nessa série, o Emmy já diz tudo rs. Essa série está disponível na Netflix!




5 - Dúvida

Ainda que a atriz só apareça no filme por 8 minutos, este pequeno trecho é mais do que suficiente para comprovar o seu talento. Em “Dúvida” vemos o embate em busca da verdade (ou da autoafirmação) entre uma freira conservadora e um padre progressista após a irmã acusar o pároco de abusar do novo aluno da escola, um menino negro. No longa, Viola interpreta a mãe do estudante e com apenas alguns minutos consegue transmitir toda a intensidade e o desespero aos quais uma mãe, nessas condições, estaria exposta. Você pode assistir a esse filme na Apple TV+.

6 - As Viúvas

Apesar de não ter tido uma recepção tão calorosa do público, “As Viúvas” é outra produção que coloca Viola Davis em foco e mostra o poder da sua atuação. O enredo gira em torno de quatro mulheres que após perderem os seus maridos durante uma tentativa de assalto decidem se unir sob o comando de Veronica, uma das viúvas interpretada por Davis, para planejar outro roubo e garantir o futuro de suas famílias. Esse filme está disponível na Netflix.



7 - Histórias Cruzadas

Deixei este filme por último devido às polêmicas em que ele esteve envolvido e pelo fato da própria atriz se arrepender de ter participado da trama, considerando o seu papel de ainda rebaixamento enquanto mulher negra. Contudo, a atuação de Davis é sensacional e lhe rendeu uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz. Aqui, uma mulher branca da alta sociedade dos Estados Unidos une o seu sonho de ser escritora à luta contra o racismo da época. Ela começa a entrevistar empregadas negras que cuidam dos filhos de mulheres brancas, abrindo mão de suas vidas enquanto sofrem com o preconceito. A atuação de Davis é impecável, mas não devemos ignorar as críticas com relação a esse filme acerca do racismo e do protagonismo branco. Ele está disponível no Star+.


E aí, você já assistiu alguma dessas produções? Conta para a gente a sua favorita.


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page