top of page
  • Foto do escritorMaria Tosin

Filmes e séries em que os negros são protagonistas

Atualizado: 11 de jul. de 2020

Dia 20 de novembro é o Dia da Consciência Negra, essa data tem como objetivo gerar uma reflexão sobre a introdução dos negros na sociedade brasileira. Hoje trago alguns filmes e séries que retratam e realidade desse povo.


Guava Island

Guava Island foi lançado em abril de 2019 durante o Festival Coachella, na Califórnia. O filme foi idealizado por Donald Glover que é um dos protagonistas junto com a cantora Rihanna.


Dani, interpretado por Glover é músico na ilha caribenha fictícia de Guava e namorado de Kofi, interpretada por Rihanna. O lugar é governado por Red Cargo, cujos capangas armados policiam os trabalhadores da ilha, explorados em fábricas que produzem a seda azul, principal riqueza e item de exportação do local.


O elenco é formado só por pessoas negras e foi gravado em Cuba e aposta numa mistura visual de amor à cultura negra com a apresentação da impossibilidade dos personagens de aproveitarem suas vidas fora do trabalho. Guava Island parece uma história anti-capitalista que vai te fazer pensar em várias questões.


O filme também conta com uma versão alternativa de ‘This is America’, música de Childish Gambino (Donald Glover) que faz críticas à violência e ao lugar do negro na sociedade e cultura americana.



Green Book – O Guia

Green Book ganhou o Oscar de melhor filme e não foi à toa. O filme traz para discussão temas como racismo e desigualdade. A história contada é de um pianista famoso que contrata um homem braco e racista para trabalhar como seu motorista e assistente. Essa troca de papéis cria um filme muito complexo.


Green Book se passa em 1962, Dr, Don Shirley é o pianista afro-americano de renome mundial, prestes a embarcar em uma turnê pelo sul dos Estados Unidos. Tony Lip do Bonx é recrutado para ser seu motorista e guarda-costa. Apesar das diferenças, eles desenvolvem uma ligação incrível ao enfrentar o racismo e os perigos de uma era de segregação racial.


O filme é incrível e nos faz mergulhar em um época em que o negro não existia dentro da sociedade americana.


Olhos que condenam

A série disponível na Netflix retrata a vida de cinco homens massacrados pela opinião publica dos EUA. Baseada em uma história real, olhos que condenam, narra a história de 5 amigos negros que foram condenados injustamente por um estupro no Central Park.


O que podemos concluir com essa série é que eles foram presos pelo simples fato de serem NEGROS. Você se sentirá na pele desses adolescentes do começo ao fim da história. Cinco vidas afetadas pelo simples fato de serem cinco vidas negras.

A minissérie possui apenas 4 episódios com 1 hora de duração cada e conta com um elenco incrível, ganhador de vários prêmios.

bottom of page