G-KZDPBHECNM
top of page
  • Foto do escritorMaria Tosin

Uma Questão de Química: o melhor de Brie Larson

Em outubro de 2023 ganhamos uma brilhante série da Apple TV, estrelada por Brie Larson, nossa Capitã Marvel. Confira a seguir um pouco mais sobre a produção que concorre ao Globo de Ouro 2024. 

Uma Questão de Química conta com 8 episódios, se passa em 1950 e é baseada no livro de Bonnie Garmus. A série acompanha a vida de Elizabeth, uma química que tem que enfrentar uma sociedade que diz que as mulheres não podem ocupar novos espaços e devem apenas fazer tarefas domésticas. Elizabeth é técnica de laboratório e sonha em trabalhar como química, mas por conta dos obstáculos ela não conseguiu iniciar seu doutorado e conta apenas com mestrado na área, o que a impede de ser levada a sério pela academia, que é composta apenas por homens. Nesse percurso ela conhece Calvin, um químico solitário e que acaba enxergando todo seu potencial, iniciando assim uma linda e curta história de amor.

Apesar de ser um romance a produção é muito mais que isso, se você gosta de ciência ou é da área acadêmica com certeza vai adorar os diversos diálogos que misturam linguagem científica e acontecimentos comuns do nosso dia. A série é uma crítica acima de tudo a academia, ao patriarcado, que ainda garante que a maioria dos professores universitários sejam homens, Elizabeth é uma personagem que não concorda com o que a sociedade lhe impôs e quer seguir seu sonho, porém, ela esbarra em um de seus hobbies: cozinhar, depois de várias acontecimentos ela acaba estrelando um programa de TV que une culinária e química, oferecendo assim uma revolução às mulheres e a TV da época.



Brie Larson é a atriz perfeita para interpretar Elizabeth, consegue passar a imagem forte, racional e ao mesmo tempo vulnerável da química nos momentos certos, sempre achei que seu trabalho como Capitã Marvel foi um dos piores e ela teria muito mais para entregar, bastava apenas alguém ver seu trabalho em “O Quarto de Jack” para entender que a atriz se dá muito melhor com o drama e não combina nada com a super-heroína que conhecemos por meio da Marvel. 

A série me lembrou um pouco a dinâmica de “This is Us”, já que utiliza flashbacks e traz diversos acontecimentos com visões diferentes para dar contexto a tudo que está sendo contado, trazendo até mesmo a visão do cachorro de Elizabeth, chamado de Seis e Meia. Não podemos esquecer a referência de “Maravilhosa Sra. Maisel”, a produção também traz mulheres fortes para debater o papel delas décadas atrás e lança a pergunta: será que nos afastamos tanto assim do patriarcado? O filme Barbie veio aí para deixar a mesma dúvida em nossas mentes.



Uma Questão de Química é uma das melhores séries de 2023, em seu último EP vemos uma brecha para uma segunda temporada que ainda não foi confirmada, mas com certeza seria incrível ver Brie Larson brilhando ainda mais. 




Kommentare


bottom of page