G-KZDPBHECNM
top of page
  • Foto do escritorMaria Tosin

Anatomia de Uma Queda pode derrotar os favoritos do Oscar?

Atualizado: 16 de fev.


Anatomia de Uma Queda pode derrotar os favoritos do Oscar?

Depois do lançamento de Barbie e Oppenheimer nos cinemas pensei que nenhum outro filme poderia superar o que essas duas produções fizeram, mas eu estava enganada, veio em seguida Pobres Criaturas e Anatomia de Uma Queda, duas produções que conseguiram elevar ainda mais a qualidade do Oscar 2024. A seguir, confira porque Anatomia de Uma Queda tem potencial de derrubar as duas maiores bilheterias do cinema.



Um enredo comum, mas uma execução excepcional

Inicialmente o enredo da produção parece ser semelhante a dezenas de filmes que trazem a mesma temática: a investigação de uma morte, mas ao longo da produção você reconhece que é sim um tema comum, mas a forma de ser contada é completamente diferente. Anatomia de Uma Queda acompanha Sandra, uma escritora alemã que é casada com Samuel, um escritor francês e juntos eles têm um filho chamado Daniel, a família mora em uma cidade isolada nos Alpes e num certo dia o filho do casal encontra o pai morto do lado de fora da casa, a partir daí começa uma corrida para Sandra provar que é inocente e que a morte de seu marido se trata de um suicídio, mas as coisas não serão fáceis para ela.

Anatomia de Uma Queda pode derrotar os favoritos do Oscar?

O que deixa o filme simples, mas ao mesmo tempo incrível é uma soma de fatores: boas atuações, fotografia, roteiro e direção impecáveis. O filme apresenta os personagens principais e se aprofunda em suas histórias lentamente, logo conhecemos melhor Sandra e tudo que Daniel, o filho do casal, enfrentou.


Acompanhamos de perto detalhe por detalhe como se dá a coleta de provas e o julgamento em que Sandra deve provar sua inocência, é nesse momento que chegamos ao clímax do filme, quando cada detalhe é usado contra ela para torná-la culpada, novas provas aparecem e mostram a fundo como era a relação do casal. Mesmo sem ter 1 segundo de tela antes de sua morte, temos a impressão que conhecemos bem Samuel e seus dilemas internos, somos convidados a mergulhar em sentimentos sombrios que o casal enfrentava.




Durante todo o longa o que chama ainda mais a atenção é a qualidade das atuações, Anatomia de Uma Queda conseguiu até mesmo fazer o cachorro da família, chamado Snoop, ter uma atuação digna de Oscar. A atriz Sandra também poderia facilmente conseguir uma estatueta na categoria de Melhor Atriz. 

Anatomia de Uma Queda pode derrotar os favoritos do Oscar?

Grandes chances de ganhar como Melhor Filme

O mérito do longa é ser capaz de fazer o telespectador desconfiar o tempo todo de Sandra, é impossível ter certeza sobre a inocência dela em certos momentos do filmes, somos convidados a analisar as provas e participar do julgamento como se fizéssemos parte do elenco. A melhor parte é sair da sala de cinema com a certeza de que assistiu a um ótimo filme e não conseguir achar sequer uma falha ou buraco no enredo, algo que poucas produções conseguem.



Anatomia de uma Queda vem surpreendendo nas premiações que participou e desbancou filmes importantes como Barbie e Oppenheimer, já levou para casa o Globo de Ouro de Melhor Roteiro de Cinema, Melhor Filme Estrangeiro e o prêmio mais importante do Festival de Cannes, o Palma de Ouro. Se Anatomia de Uma Queda ganhar o Oscar de Melhor Filme não ficarei surpresa e vou achar muito justo esse reconhecimento. 


Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page