top of page
  • Foto do escritorMaria Tosin

Swarm: a série do Prime Video dirigida por Donald Glover


Já conhecemos o trabalho de Donald Glover como roteirista e ator, ele brilhou na série Atlanta, agora podemos conhecer seu trabalho como diretor na nova série do Prime Video, chamada de Swarm ou Enxame, em português.


A série segundo Donald, é inspirada em Beyoncé e conta uma história peculiar sobre Dre, uma fã que é obcecada por uma cantora e acaba fazendo coisas bizarras em nome de sua rainha. Me identifiquei no primeiro episódio em que Dre faz um cartão de crédito só para comprar ingressos para o show de sua ídola, pois fiz a mesma coisa recentemente (rsrs). A produção é intitulada como terror psicológico, mas talvez chegue mais perto de ser um drama com muito sangue.


No início de cada episódio, há um aviso de que a série não é uma obra de ficção e que qualquer semelhança com pessoas reais vivas ou mortas ou eventos reais é intencional, esse aviso é uma das formas que Donald Glover encontrou de tornar a história mais real para quem assiste e que fará sentido no episódio 6.


Até o quarto episódio a série não mostra muito para o que veio, mas a partir dos próximos episódios as peças começam a se encaixar e o roteiro parece brilhante. A verdade é que Donald Glover quis trazer vários elementos do mundo real para a história, como a obsessão dos fãs, os perigos das redes sociais, já que achamos que estamos protegidos atrás delas, mas na verdade não estamos, além de uma crítica social incrível sobre a vida difícil dos negros e a dificuldade de se reconstruir em uma sociedade que não lhes dá oportunidades.

No episódio 6 a série começa a colocar uma pulga atrás da nossa orelha, pois começamos a achar que Dre realmente existiu na vida real, mas seu nome verdadeiro é Andrea Greene. A verdade é que Dre não existiu, mas os criadores da série pesquisaram crimes semelhantes que foram praticados para incluir um contexto real na série. Só por conseguir deixar o espectador confuso, essa série merece um elogio, e talvez por isso pode ser considerada terror psicológico, pois não deixa o espectador passivo. Com certeza depois de assistir o episódio 6 todo mundo pesquisou no Google se Andrea Greene existiu mesmo.


Swarm me surpreendeu e apesar de não ser o terror psicológico que esperávamos, ela entregou um roteiro surpreendente. Não posso deixar de falar do elenco de peso selecionado para a série, como Dominique Fishback, conhecida pelo seu papel em Judas e o Messias Negro, Chloe Elizabeth Bailey, irmã de Halle Bailey, que irá interpretar A Pequena Sereia, além da cantora Billie Eilish.




bottom of page