G-KZDPBHECNM
top of page
  • Foto do escritorMaria Tosin

Ferrari vai muito além da história da marca

A convite da Diamond Filmes assistimos antecipadamente o filme Ferrari, que conta com um elenco de peso, inclusive Gabriel Leone, ator brasileiro conhecido por interpretar Eduardo no filme Eduardo e Mônica. Confira a seguir o que achamos da produção que chega no dia 22 de fevereiro aos cinemas brasileiros!


O enredo

Ferrari vai muito além da história da marca

A produção é uma cinebiografia baseada no livro “Enzo Ferrari: The Man and the Machine” sobre o empresário italiano Enzo Ferrari, criador da equipe de corridas italiana que levou seu sobrenome e depois se tornou uma das marcas automobilísticas mais prestigiadas do mundo. O filme mostra como Ferrari e sua família revolucionaram a indústria automotiva e ajudaram a criar o conceito das corridas de Fórmula 1. Apesar do filme usar os carros e as corridas como pano de fundo, o foco é na vida e na personalidade de Enzo, que se mostra um homem focado, mas que sofre com o luto de seu filho.



Sobre o roteiro

Ao contrário do que muitas pessoas esperam, Ferrari não foca na história da equipe de corrida e da marca, mas sim nos dilemas de Enzo Ferrari. Enzo é casado com Laura, com quem teve um filho, mas que morreu ainda criança, Enzo então conheceu Lina durante a Guerra e acabou tendo um filho com ela, o empresário então vive um dilema que o divide ele entre a sócia Laura, com quem é oficialmente casado, e sua segunda família com Lina. O filme então mostra que por trás do empresário há um homem que sofre com o luto e tem duas famílias, sem saber exatamente como lidar com sua posição. Nesse momento a produção brilha trazendo a visão do luto de diferentes personagens, o que nos entrega cenas incríveis de Penélope Cruz no papel de Laura.

Ferrari vai muito além da história da marca

O filme consegue mostrar como a história da empresa Ferrari se confunde com a vida pessoal de Enzo, já que seus conflitos com Laura impactam diretamente no sucesso da empresa, conferimos diversos diálogos entre o casal que arrancam risadas pelo tom de deboche e cinismo. Outro ponto relevante mostrado é o papel da imprensa no sucesso e na derrota de Ferrari.



Sobre o elenco

No elenco temos Adam Driver, Penélope Cruz, Shailene Woodley, Patrick Dempsey, Gabriel Leone e muito mais. Adam Driver está no papel de Enzo Ferrari, o ator já foi indicado diversas vezes ao Oscar, mas nunca ganhou a sonhada estatueta, em Ferrari ele novamente entrega um ótimo trabalho, mas nada que mereça uma indicação, já Penélope Cruz entregou mais do que o esperado no papel de Laura e as cenas entre os dois são realmente cheias de qualidade. Shailene Woodley parece interpretar sempre a mesma personagem de A Culpa é das Estrelas em todas as produções que atua. Já nosso estreante brasileiro em Hollywood, Gabriel Leone, tem um papel de destaque na trama, mostrou até mais do que esperávamos rsrs e se saiu bem como o piloto Alfonso de Portago, um dos pilotos da equipe Ferrari.

Ferrari vai muito além da história da marca

Nosso veredito

Antes do anúncio dos indicados ao Oscar 2024, o filme Ferrari foi muito citado, já que o filme foi lançado em 2023 fora do Brasil. Apesar de um bom filme, faltou qualidade comparado a produções de altíssimo nível que conferimos nos indicados ao Oscar de 2024, na parte de CGI o filme peca, a falta de qualidade incomoda. As atuações são boas, mas não o suficiente para uma indicação, nem roteiro e muito menos maquiagem que até Priscilla, de Sofia Coppola, ficou de fora. Ferrari é sim um bom filme e vale a pena conferir nos cinemas!



Commentaires


bottom of page