top of page
  • Foto do escritorMaria Tosin

Os melhores episódios de Black Mirror

Atualizado: 4 de mai. de 2023

A Netflix divulgou o trailer da sexta temporada de Black Mirror e nós resolvemos escolher os melhores episódios dessa produção até agora, que não foi uma tarefa fácil. Vem ver se você concorda!


Temporada 1 - EP 1 - Hino Nacional

Quem lembra desse episódio bizarro? Muitas pessoas odeiam ele, mas para mim ele é um dos melhores, pela sensação que ele nos causa. Neste EP, o primeiro-ministro precisa escolher entre “transar” ou não com um porco em rede nacional para salvar a princesa Susannah que foi raptada. Apesar de ser bem chocante esse enredo, ele poderia sim se tornar realidade nos dias de hoje. A forma como a série conduz o suspense e mostra o ato em si é muito inteligente.


Temporada 2 - EP 1 - Volto já

O primeiro episódio da segunda temporada para mim também foi marcante, durante o episódio podemos ver Martha que contratou um novo serviço que permite que ela converse com pessoas mortas, no caso, seu falecido amante. Na época do lançamento da temporada, em 2019, essa ideia poderia não ser tão real, mas com certeza agora esse serviço pode existir em poucos anos.


Temporada 3 - EP 1 - Queda Livre

Em um mundo rodeado de redes sociais, esse é um episódio difícil de esquecer. A trama gira em torno de uma mulher desesperada para ser notada nas mídias sociais, ela vive em um futuro em que as pessoas possuem uma reputação online, ou melhor, uma nota para sua reputação e isso é usado para medir seu sucesso. O episódio é uma crítica pesada sobre o que nos tornamos graças às redes sociais ou o que ainda nos tornaremos.


Temporada 3 - EP 6 - Odiados pela Nação

Sendo um dos episódios mais longos da série, com 89 minutos de duração, a trama mostra uma detetive e sua assistente tentando descobrir por que mortes estão acontecendo. Elas então revelam que pessoas que são marcadas em uma determinada hashtag numa rede social, muito semelhante ao Twitter, morrem logo em seguida, o que revela uma rede de ódio, onde as pessoas são mortas por abelhas tecnológicas. Sendo esse episódio uma crítica a cultura de cancelamento, o que me lembra a série Swarm, lançada recentemente.


Temporada 4 - EP 2 - Arkangel

Neste episódio acompanhamos uma mãe preocupada com a segurança de sua filha e que decide implantar nela uma tecnologia que permite acessar a localização e até a visão dela. Essa decisão traz consequências terríveis para a filha e para a mãe, já que a privacidade da filha foi completamente invadida. Vale a reflexão sobre até que ponto os pais devem ir para proteger seus filhos.


Temporada 4 - EP 4 - Hang the DJ

Parece até que estamos vendo um episódio sobre o Tinder 2.0, mas é apenas sobre um aplicativo que além de selecionar a pessoa ideal também mostra quanto tempo aquele relacionamento vai durar. Aliás, já tivemos outra série que traz exatamente esse mesmo enredo e que foi criada pelo mesmo roteiristas de Black Mirror, a produção do Prime Video, Soulmates. Ao mesmo tempo que é incrível, é assustador, pois como um aplicativo poderia prever isso? O episódio narra a história de um casal que não concorda com a decisão do app e acaba se rebelando contra o “teste” para ficar junto, mostrando que as máquinas podem sim errar o que é realmente bom para nós.


Temporada 5 - EP 3 - Rachel, Jack e Ashley Too

Esse episódio ficou conhecido, pois conta com a participação da cantora Miley Cyrus na trama interpretando Ashley O, uma cantora que foi colocada em coma e usaram sua mente em uma boneca, e para fazer shows em formato de holograma. Uma fã então descobre o que aconteceu e tenta salvar a estrela. Esse EP também traz uma reflexão sobre o futuro da Inteligência Artificial e da indústria da música.


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page