top of page
  • Foto do escritorMaria Tosin

Instinto Materno é o equilíbrio entre roteiro previsível e atuações surpreendentes

A convite da Imagem Filmes assistimos ao thriller que conta com Anny Hathaway e Jessica Chastain no elenco. O longa chega aos cinemas no dia 28 de março. Confira a seguir o que achamos do filme!


O enredo

Instinto Materno é o equilíbrio entre roteiro previsível e atuações surpreendentes

Alice e Celine são vizinhas e se tornaram grandes amigas, as duas são mães de menino, donas de casa e dividem a rotina do dia a dia. Certo dia um acidente trágico envolvendo um dos meninos muda o rumo dessa amizade, Celine culpa Alice do ocorrido e acontecimentos sombrios ocorrem ao longo do tempo, gerando assim uma paranoia para Alice e seu marido. O filme é baseado no livro de Bárbara Abel, que já foi adaptado para o cinema em 2018 e agora ganha um novo remake dirigido por Benoit Delhomme, que já trabalhou em filmes como “A Teoria de Tudo” e “Os Infratores”.



O roteiro

Como se trata da adaptação de um livro, deixo claro que não li o livro e vou avaliar o filme separadamente. O filme se passa em 1960, os figurinos, penteados e cenários de época roubam a cena e ficam ainda melhores com Anne Hathaway e Jessica Chastain. Desde o início do filme há um ar de suspense que acompanha a trama ao longo da história, algo que lembra muito Hitchcock e o recente indicado ao Oscar “Segredos de um Escândalo”.

Instinto Materno é o equilíbrio entre roteiro previsível e atuações surpreendentes

Nos primeiros minutos de filme entendemos a relação de amizade que existe entre Alice e Celine, mulheres independentes que agora são apenas donas de casa, mas logo uma tragédia acontece e Celine acaba perdendo seu único filho. A partir disso acompanhamos um thriller capaz de nos fazer contorcer na cadeira do cinema, mas infelizmente não consegue sair do óbvio.


Após a morte do garoto, se inicia uma série de acontecimentos estranhos, o filme tenta então te fazer duvidar sobre quem é o verdadeiro culpado, mas infelizmente não tem sucesso, há todo momento o espectador parece saber quem realmente é o culpado, o que pode ser um pouco decepcionante.


O elenco  

O filme conta com Anne Hathaway no papel de Celine e Jessica Chastain no papel de Alice, duas vencedoras do Oscar que conseguiram salvar o filme de ser um suspense ruim. É incrível acompanhar como Anne Hathaway consegue mudar de uma dona de casa e esposa perfeita para uma mãe em luto e revoltada com sua realidade, capaz de manipular qualquer um em sua volta, suas expressões durante as cenas realmente são de arrepiar.

Instinto Materno é o equilíbrio entre roteiro previsível e atuações surpreendentes

Jessica Chastain executou um belo trabalho, mas em cenas em que exigia mais drama por parte da atriz ela não consegue entregar tanto quanto Hathaway. Anders Danielsen Lie interpreta o marido de Alice, já conhecido também por estar presente no indicado ao Oscar “A Pior Pessoa do Mundo”.


Nosso veredito

Apesar do filme claramente não conseguir entregar todo o suspense que talvez o livro tenha entregado e por isso foi adaptado duas vezes ao cinema, o longa é uma boa opção para assistir com os amigos, as atuações salvam o filme de ser um fracasso, mas não são capazes de salvar as falhas no roteiro. Instinto Materno nos lembra mais um daqueles filmes de terror que você sabe exatamente o que a protagonista irá fazer quando está prestes a morrer, mas mesmo assim você se sente preso a assistir a aquele suspense até o final. 



Posts recentes

Ver tudo
bottom of page