top of page

Valor Sentimental é tão bom assim? Ele pode ganhar de O Agente Secreto?

  • Foto do escritor: Maria Tosin
    Maria Tosin
  • há 1 hora
  • 3 min de leitura

Desde o início da corrida do Brasil em busca das indicações para O Agente Secreto um outro filme vem chamando a atenção, principalmente dos brasileiros, o filme norueguês Valor Sentimental. Mas o que esse filme tem? Ele realmente pode roubar nossas chances de vencer? Vem saber mais.


Sobre Valor Sentimental

Valor Sentimental é tão bom assim? Ele pode ganhar de O Agente Secreto?

Valor Sentimental é um filme norueguês dirigido por Joachim Trier, conhecido por seus roteiros profundos e que refletem a complexidade da vida humana, ele também é diretor do filme “A Pior Pessoa do Mundo”, um dos meus filmes favoritos e que de uma forma incrível consegue transmitir as dúvidas e ansiedades da vida adulta. Não é à toa que Renate Reinsve, protagonista de “A Pior Pessoa do Mundo”, retorna como protagonista em “Valor Sentimental”, inclusive seu par romântico Anders Danielsen Lie, também retorna no filme de 2025.

Valor Sentimental traz à tona sentimentos familiares, acompanhamos as irmãs Nora e Agnes, que se reúnem com seu excêntrico pai, Gustav, um famoso diretor que desapareceu por muito tempo e retorna após a morte da esposa, mãe de Nora e Agnes. É um filme que resgata feridas e sentimentos envolvendo principalmente a relação entre pai, filhas e irmãs.


É impossível assistir ao filme e não sair da sessão extremamente reflexivo sobre diversas cenas que vão trazer à tona problemas que envolvem relações familiares. Temos que dar o devido crédito a Trier sobre sua capacidade de traduzir sentimentos complexos humanos em roteiros tão bem construídos, e esse dom agradou ainda mais a academia do Oscar.


Sobre as indicações

Valor Sentimental é tão bom assim? Ele pode ganhar de O Agente Secreto?

Desde Parasita acompanhamos filmes não americanos sendo indicados em categorias principais, e não apenas na categoria de Melhor Filme Internacional. Valor Sentimental é um filme norueguês, mas que em boa parte do tempo é falado inteiramente em inglês, além de contar com a participação de Elle Fanning, atriz norte-americana, o que gera um pouco de dúvidas sobre o filme ser mesmo um filme não americano.


No Globo de Ouro 2026 vimos Valor Sentimental sendo indicado nas principais categorias, inclusive contra O Agente Secreto, mas a surpresa é que o filme não conseguiu levar muitos troféus para casa, levando apenas o troféu de Melhor Ator Coadjuvante com Stellan Skarsgård.

Já no Oscar 2026, essa situação mudou, vemos Valor Sentimental concorrendo com duas atrizes ao prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante, além de ser indicado a Melhor Roteiro Original e Melhor Direção, duas categorias de muito prestígio e que infelizmente O Agente Secreto ficou de fora (ainda acho que a academia do Oscar detesta Kleber Mendonça). 


Quem leva?

Valor Sentimental é tão bom assim? Ele pode ganhar de O Agente Secreto?

Ganhar outros prêmios como Cannes, Critics Choice Awards, Globo de Ouro e entre outros, infelizmente não garante que também vamos levar o Oscar, já que os participantes de cada votação podem variar muito. Devido ao grande número de indicações, Valor Sentimental vai ser uma pedra no sapato de O Agente Secreto, e já mostra ser um dos queridinhos da academia.


Um ponto importante é que os dois filmes são distribuídos pela Neon, ou seja, a distribuidoras deve divulgar os dois filmes igualmente, uma das estratégias adotadas para talvez garantir o Oscar para Wagner Moura foi a de colocar Stellan Skarsgård na categoria de Melhor Ator Coadjuvante, pois se ele estivesse na categoria de Melhor Ator, com certeza iria levar a estatueta para casa. Wagner Moura pode ser a Mickey Madson desse ano, aquele que ninguém espera ganhar e tirar a estatueta de quem já está há anos aguardando por ela, como Timothée Chalamet, que agora concorre por sua atuação em Marty Supreme.


Valor Sentimental é realmente um filme sensível, tocante e já está disponível para ser visto pela MUBI. Vale a pena assistir ao principal concorrente do Brasil no Oscar 2026.



©2019 por pippoca.

bottom of page