G-KZDPBHECNM
top of page

O Morro dos Ventos Uivantes é visualmente incrível e só

  • Foto do escritor: Maria Tosin
    Maria Tosin
  • há 18 horas
  • 3 min de leitura

A convite da Warner Bros Pictures assistimos antecipadamente ao filme “O Morro dos Ventos Uivantes”, que chega aos cinemas no dia 12 de fevereiro. Vem saber o que achamos! 


O enredo

O Morro dos Ventos Uivantes é visualmente incrível, excitante e só

O filme é baseado no livro de mesmo nome de Emily Brontë e narra a história de Catherine e seu irmão adotivo Heathcliff, que se apaixonam, mas enfrentam diversos problemas para que esse amor aconteça, pois Catherine vem de uma família rica na Inglaterra do século 18 e Heathcliff trabalha para a família em troca de abrigo e alimento.


O roteiro

Eu já vou deixar claro que não li o livro em que o filme é baseado, mas é importante você saber algumas informações sobre a história que tem impacto direto na qualidade do filme na minha opinião.


O primeiro ponto é que durante o livro a autora deixa algumas pistas de que Heathcliff seria negro, ela cita o personagem como “cigano de pele escura”, por exemplo, e se tratando de um livro que busca refletir o contexto racial e colonial, escolher um ator branco para interpretar Heathcliff é fazer o famoso “whitewashing”, apagando o contexto tão importante a ser debatido durante o desenrolar da história. Além disso, o livro não traz cenas de contato físico e amor ardente. Mas agora vamos ao filme.

Nos primeiro minutos do filme entendemos como Catherine e Heathcliff se conheceram, como foi a infância e a adolescência juntos. Essa introdução é muito rápida para nos dar um contexto de quando a paixão entre os dois surgiu. Gosto de como o filme traz os flashbacks que unem passado e futuro, mas a partir de certo ponto o filme realmente vira um completo 50 Tons de Cinza.


No início você tem a impressão de que o romance irá se aprofundar, trazendo temas mais importantes como a divisão de classes e como isso influencia as escolhas amorosas, mas em pouco tempo ele se perde e o foco está em transmitir a paixão ardente que há entre o casal protagonista, com cenas que provavelmente não passariam na mente de nenhuma pessoa do século 18.


O Morro dos Ventos Uivantes é visualmente incrível, excitante e só

Não posso deixar de ressaltar que a fotografia e o figurino do filme são dois itens que se salvam, há diversas analogias nas cenas sexuais, acredito que por conta disso o filme evitou pegar classificação +18 e trouxe um ar mais cult para a obra, mas que é totalmente destruído pela trilha sonora, que me proporcionou calafrios ao ver a incongruência entre assistir uma cena que remete ao século 18 e ouvir Charli XCX ao mesmo tempo.


Infelizmente você sairá do cinema com um tipo de amnésia, pois não sabe exatamente o que acabou de assistir, se era uma história de amor com reflexões reais ou apenas um filme erótico.


O elenco 

O Morro dos Ventos Uivantes é visualmente incrível, excitante e só

Podemos dizer que essa adaptação gira totalmente em torno do elenco e todas as fichas foram apostadas nele. Temos Jacob Elordi interpretando Heathcliff, ele que do dia para a noite se tornou o queridinho de Hollywood e foi colocado em um pedestal, mesmo não chegando nem aos pés do talento de Timothée Chalamet, por exemplo. Margot Robbie, interpreta Catherine, e depois de Barbie e ser esnobada pelo Oscar, ficou ainda mais claro que ela é vista apenas como um rostinho bonito e aceita esse posto, mesmo tendo um talento visível para atuar. A atuação do casal não é ruim, pois isso com certeza tornaria o filme ainda pior, mas é nítido que suas escolhas estavam apenas ligadas ao marketing do filme, principalmente quando preferem colocar um ator branco para um personagem negro. Não vou citar as outras atuações, pois acredito que o menor problema do filme é o elenco, mas sim o roteiro como um todo.

Nosso veredito

Se você espera assistir uma história de amor sensível e que debate tópicos importantes da nossa sociedade, O Morro dos Ventos Uivantes não é a melhor escolha. Infelizmente é mais uma adaptação que não faz jus a história contada nos livros e surge apenas em nome do lucro, e com a venda da Warner Bros, espere muitos filmes como esse sendo lançados nos próximos anos, algo muito triste para o cinema. 



Comentários


©2019 por pippoca.

bottom of page