G-KZDPBHECNM
top of page
  • Foto do escritorTatiana Lousada

Sintonia decepciona em nova temporada

Atualizado: 4 de ago. de 2023


Sintonia é uma série brasileira que estreou em 2019 na Netflix e agora já conta com quatro temporadas. A produção conta a história de três jovens que cresceram juntos na periferia de São Paulo, na Vila Áurea. Rita e Nando nunca tiveram a presença de sua mãe e pai, mas o Doni tinha muito apoio da família e assim a mãe e pai de Doni sempre davam suporte para ambos. Rita largou a escola e vendia produtos como CD na passarela junto de sua amiga, Nando já era casado, com Sheyla, e estava esperando sua primeira filha, Doni sonhava em virar cantor.


Com o desenrolar da série, eles começaram a seguir vidas completamente distintas porém estavam sempre unidos e se apoiando. Rita largou a vida dos bailes, entrou para a igreja, se batizou e começou a trabalhar lá, Doni conseguiu virar cantor, entrou para uma gravadora e começou a fazer muito sucesso, até que conseguiu sair da favela. E Nando acabou por entrar na vida do crime por precisar de dinheiro rápido, já que sua mulher estava prestes a dar a luz e eles não tinham condições de bancar a criança.

No final da terceira temporada, Nando compra um café para sua esposa para eles conseguirem mais um meio de sustento e era o sonho dela ter um. No entanto, as coisas acabam saindo do controle e a polícia invade o local, acontece um tiroteio e a mulher de Nando acaba por ser presa, Nando é obrigado a fugir do país e deixar sua família para trás até que a poeira abaixe. O tempo passa e Sheyla continua na cadeia, Rita consegue entrar para a faculdade de direito e Doni por causa do tiroteio passou por muitas cirurgias, ficou em coma e acabou acumulando dívidas no hospital.


Ao longo dessa quarta temporada, Doni volta com os shows, contudo se vê obrigado a largar sua produtora e sua vida de luxo para poder arcar com suas dívidas. Com isso, ele precisa voltar para a Vila Áurea e recomeçar do zero, começa a pensar em montar sua própria gravadora para poder voltar para os palcos e ajudar os artistas que têm talento, mas não tem condições de começar sozinho. E assim, ele e mais cinco artistas começam a crescer nessa empresa e seguir os seus sonhos.

Enquanto isso, Rita também consegue se reerguer quando seu namorado é solto da cadeia, consegue passar no vestibular e entrar na faculdade que tanto sonhava, direito. Ela não está mais tão focada na igreja e sim na sua fé, em fazer justiça para o seu povo. Rita conseguiu até um estágio num escritório de advocacia. E ao contrário de seus amigos, Nando tenta a qualquer custo tirar sua mulher da cadeia e quer descobrir quem denunciou o café dele. Depois de descobrir quem armou isso para ele, seu foco foi libertar sua mulher. E com a ajuda de Rita, que pediu para o advogado do escritório para ser advogado de Sheyla, Nando se rende para que sua mulher possa sair e ficar com seus filhos.


A série aborda muitos assuntos importantes como a vida no crime, racismo, desigualdade social e opressão. Em todas as temporadas eles mostram a realidade da vida de uma pessoa na favela, que a morte faz parte do seu dia a dia, a vida do crime é uma escolha e mostra o quanto o sistema é injusto. Estava muito ansiosa para essa quarta temporada porque o roteiro é muito bom e a história te prende, mas dessa vez não foi o que eu esperava, acho que eles poderiam ter ido mais fundo no assunto do sistema falho que é a justiça brasileira. Doni foi deixado um pouco de lado nessa temporada e tiveram muitas cenas repetitivas do Nando falando que queria salvar sua esposa, mas ao mesmo tempo não fazendo nada e nenhum amigo dando uma luz para ele.



Comentários


bottom of page