top of page
  • Foto do escritorMaria Tosin

Filmes que fazem você refletir sobre a igreja

Faz um tempo que o cinema procura trazer reflexões em torno da igreja, principalmente da católica. Sabemos que a religião pode ser um grande problema se você espera que ela acolha todas as pessoas ou que tenha um discurso coerente com o mundo atual. Fiz uma pequena lista com filmes que vão fazer você refletir sobre o que a igreja prega.


Yes, God, Yes

O filme acompanha Alice, uma menina devota que está na puberdade, enquanto tenta lidar com os desejos que a acompanham nessa fase, ela lida com a culpa e o medo do castigo divino. Alice vai para um retiro religioso e começa a perceber que muitas pessoas não seguem o que pregam e descobre uma hipocrisia que rodeia todos que fazem parte da igreja. Yes, God, Yes usa o humor para falar da igreja e da sexualidade feminina, que sempre é um tabu.


Corpus Christi

A produção concorreu a estatueta de melhor filme estrangeiro no Oscar de 2020, pois se trata de um filme polonês baseado em uma história real. Corpus Christi narra a história de Daniel, um jovem que passou alguns meses em um reformatório depois de cometer um crime, ele deseja ser padre, mas seus atos não permitem isso. Ao ser transferido de cidade, Daniel foi confundido com o novo padre e assumiu a paróquia local. O filme traz grandes reflexões sobre a bondade humana e sobre o real sentido da igreja.




Boy Erased: Uma Verdade Anulada

Desde o lançamento deste filme, a polêmica estava presente, pois ele foi cancelado no Brasil. Alguns dizem que foi por questão de custos, outros dizem que o presidente Jair Bolsonaro censurou o filme, mas não sabemos o real motivo.


Boy Erased é baseado em fatos reais e acompanha Jared, jovem de 19 anos, filho de um pastor da Igreja Batista que é obrigado pelos pais a passar por um tratamento chamado de “cura gay”. Um tratamento que obviamente não funciona e deixa sequelas sérias em quem se submete a ele.


A cura gay é frequente nos Estados Unidos e é disfarçada de terapia. Segundo o filme, 600 mil pessoas LGBTI+ já foram submetidas a procedimentos do gênero, que são considerados como uma grave ameaça à saúde pela ONU.


O Mal Exemplo de Cameron Post

Mais uma produção que traz como tema a “cura gay”, o filme acompanha Cameron, que foi obrigada a participar desse tipo de “terapia” depois de ser flagrada beijando sua amiga. O centro religioso afirma que cura jovens atraídos pelo mesmo sexo, mas ao longo da história podemos ver que eles são incentivados a se autocondenar.


Tanto Boy Erased quanto O Mal Exemplo de Cameron Post trazem a visão totalmente distorcida que a igreja tem sobre a homossexualidade e é de espantar qualquer pessoa.





bottom of page