G-KZDPBHECNM
top of page
  • Foto do escritorVictor Taouil

Garra de Ferro: o que há por trás dessa trágica história

Atualizado: 5 de abr.

Garra de Ferro: o que há por trás dessa trágica história

Uma família amaldiçoada, irmãos inseparáveis e muita luta livre, o que esses três elementos têm em comum ? Simples, a famosa família Von Erich. Garra de Ferro é uma cinebiografia da história de uma das famílias mais conhecidas do Wrestling, ou luta livre, americana. O filme estreou nos cinemas brasileiros em março de 2024 e ainda pode ser visto em algumas salas.


O enredo

Garra de Ferro: o que há por trás dessa trágica história

O filme é ambientado nos anos 1970-80 e tem como principal foco a vida da família Von Erich. O pai, Fritz Von Erich, foi um grande lutador de Wrestling que recebeu o apelido I"ron Claw" pela força que tinha em suas mãos, por consequência, Fritz passou essa herança do esporte para seus filhos (David, Kevin, Kerry e Mike).


A vida de todos está muito ligada ao esporte, os quatro filhos dedicam-se quase que exclusivamente a prática da luta livre, além disso, Fritz, agora aposentado, é um grande produtor da categoria no estado do Texas, o que torna tudo ainda mais propício para a ascensão esportiva dos irmãos. 



O pai tem o grande sonho de trazer para dentro de sua casa - através de seus filhos, o cinturão dos pesos pesados da luta livre, feito que ele não conseguiu fazer quando ainda estava nos ringues, ele está disposto a fazer de tudo para que isso aconteça e, aparentemente, todos os filhos também estão. 


Baseado em fatos reais 

Garra de Ferro: o que há por trás dessa trágica história

Primeiro é bom deixar claro que este capítulo contém spoiler, caso você não tenha visto o filme até agora, sugerimos que o faça antes de lê-lo. 


Todas as mortes do filme aconteceram na vida real?  Sim.


David Von Erich foi o primeiro dos irmãos a falecer. Em 1984, aos 25 anos, o lutador foi encontrado morto em seu quarto de hotel no Japão. Três anos depois, Mike teve uma overdose de remédios e também veio a óbito.



Kerry, o irmão que mais obteve sucesso no Wrestling, sofreu um acidente de motocicleta em 1986, tendo depois ter que amputar um de seus pés. Kerry ainda seguiu na luta por alguns anos, até que em 1993, após ter se aposentado dos ringues, o lutador tirou sua própria vida no rancho da família. 


Kevin Von Erich foi o único irmão que sobreviveu e pôde contar o legado de sua família. 


O que achamos


O filme traz a expectativa de ser um clássico drama esportivo, mas vai muito além disso, é um drama de vida, e o mais impressionante é que é inspirado em uma história real. 


Porém, apesar de ser uma história muito triste e dramática, o diretor, talvez pela personalidade dos personagens ou ainda pela falta de um personagem principal (entende-se que o filme conta a história da família e não a versão de algum deles), fez com que o filme não ficasse tão pesado.



Podemos dizer com certeza que é o filme no qual Zac Efron melhor atuou. No papel de Kevin, Zac mostrou todo seu talento ao interpretar um personagem tão sofrido e ao mesmo tempo tão fechado. Além dele, Jeremy Allen White, conhecido por interpretar Carm na série The Bear, também está brilhante em sua atuação. 


Por fim, entendemos que Garra de Ferro é um ótimo filme! Capaz de emocionar e de transmitir ensinamentos através de uma história real, uma produção para quem quer conhecer uma história dramática, mas nada apelativa por parte do diretor. 


Commentaires


bottom of page