top of page
  • Foto do escritorMaria Tosin

3 documentários para conhecer as drogas

Drogas sempre foi um assunto tabu na sociedade, ainda bem que com o passar do tempo esse pensamento mudou e há muito mais informação disponível para as pessoas, além de pesquisas importantes que revelam dados inéditos. Confira abaixo 3 documentários disponíveis na Netflix que vão fazer você conhecer muito melhor esse tema.


Maior viagem: uma aventura psicodélica

Esse é com certeza um dos documentários mais diferentões que eu já assisti sobre o tema, ele traz relatos de pessoas famosas que já usaram drogas alucinógenas, entre elas estão: cogumelos e LSD. O mais legal é que pessoas possuem diferentes reações ao utilizar essas substâncias, enquanto alguns famosos relatam que a experiência foi incrível e que eles começaram a conversar com plantas, outros dizem que a experiência foi terrível e não via a hora daquilo acabar.


A edição é a parte mais legal do documentário, é uma mistura de relatos, com ilustrações e documentários antigos, no qual eles abominam as drogas e dizem que não há parte boa em utilizá-las. Além disso, ele traz dicas do que fazer e não fazer quando estiver com o efeito de drogas, não olhar no espelho é uma dica que eles dão para quem usa LSD, parece que a maioria das pessoas não gostou do que viu.

Baseado em fatos raciais

Este documentário traz a história da maconha e como ela está relacionada a movimentos negros. Você sabia, por exemplo, que quem começou a utilizar a maconha como cigarro foram os negros do jazz? Pois é!


Este documentário monta uma linha do tempo que mostra o início da maconha e toda sua relação com movimentos musicais e o racismo. A droga só passou a ser ilegal, pois os negros eram os maiores consumidores, assim seria mais fácil prendê-los. Não quero dar mais spoilers, mas acredito que a maioria das pessoas não conhecem a história real por trás da proibição da droga e como ela surgiu.


The legend of 420


“The legend of 420” também é um documentário sobre maconha, mas que explica de várias maneiras como a planta pode ser benéfica para as pessoas, seja como forma de remédio ou apenas para diversão. O documentário acompanha diversos cultivadores da planta, traficantes e cidades em que a maconha já faz parte da economia do país.


Um dado muito interessante que este documentário trouxe foi que existem mais pesquisas sobre a maconha do que sobre outros remédios já regulamentados como o ibuprofeno e o tylenol. O fato da droga não ser legalizada diz muito mais sobre as grandes indústrias farmacêuticas do que o efeito que a planta causa no corpo. Acho que já te convenci a assistir essa produção né?


bottom of page