G-KZDPBHECNM
top of page

A Odisseia não é o maior filme de Nolan

  • Foto do escritor: Maria Tosin
    Maria Tosin
  • há 38 minutos
  • 3 min de leitura

A convite da Universal Pictures assistimos antecipadamente ao novo filme de Christopher Nolan, A Odisseia, que chega aos cinemas no dia 16 de julho. Vem saber o que achamos!


O enredo

A Odisseia não é o maior filme de Nolan

A Odisseia narra a jornada de volta pra casa do herói grego Odisseu após a Guerra de Troia, o longa é baseado em um dos poemas de Homero. A história traz deuses e criaturas místicas que Odisseu é obrigado a enfrentar para voltar para sua casa.

O roteiro

O filme inicia nos apresentando Ítaca, que após 10 anos ainda aguarda a volta de seu rei, Odisseu, principalmente sua esposa Penélope, entendemos as tensões que envolvem o reino, a vontade de Telêmaco, filho de Odisseu, de assumir o trono, a busca por um novo marido para Penélope, entre outros conflitos, confesso que às 1h30 iniciais de filme custaram a me fazer emergir na história, acredito que a introdução poderia ter sido encurtada.


Depois da metade parece que finalmente o roteiro engata e começamos a entender a jornada de Odisseu, prepare-se para passar muita raiva com o personagem, que sempre decide contrariar seus colegas em nome de salvar a vida de todos, o sentimento é semelhante ao de ver um filme de terror em que o personagem faz as escolhas mais burras possíveis em direção a morte, a maneira como Nolan escolheu representar Odisseu pode não agradar a todos, principalmente aqueles que conhecem a fundo o poema e a história.


A Odisseia não é o maior filme de Nolan

Vemos então uma sequência de acontecimentos cheios de ação, lutas de espada, ciclope, feitiços, toda a jornada de Odisseu é muito bem representada e deixa o espectador entretido, o roteiro tem plot twists satisfatórios e como é comum, Nolan termina com um ato grandioso.

O que mais me incomodou em A Odisseia infelizmente é o que já me incomoda em outros filmes de Nolan, os diálogos extremamente expositivos, tratando o espectador como desprovido de inteligência. A escolha de filmar em IMAX parece uma boa ideia, mas quando paramos para analisar, isso interferiu em diversas cenas, a grandiosidade do filme muitas vezes não era vista na tela, com quadros extremamente fechados no rosto dos atores, para mim uma das cenas mais prejudicadas foi justamente a do Cavalo de Troia.


A Odisseia não é o maior filme de Nolan

O elenco

Quando temos um extenso elenco de peso, ou seja, quando todos que compõem o filme são extremamente qualificados, fica difícil alguém se destacar, e foi exatamente o que aconteceu com A Odisseia. Todos do elenco estão extremamente bem, sem muitos desafios, mas não poderia deixar de citar Robert Pattinson, que parece ter nascido para interpretar vilões, na pele de Antinous ele brilha (não literalmente). Tom Holland é o único que parece ainda estar preso ao universo da Marvel e suas atuações sempre seguem a mesma fórmula. E o que dizer de Zendaya, que se apareceu dois minutos em tela foi muito, algo semelhante ao que aconteceu em Duna parte um. No quesito atuação fica difícil dizer quem merece realmente uma vaga no Oscar.

A Odisseia não é o maior filme de Nolan

Nosso veredito

O grande problema de ser um grande diretor é que superar você mesmo se torna uma tarefa cada vez mais difícil, o próximo filme de Nolan é sempre vendido como maior que o anterior, mas a verdade é que criar expectativas nunca foi bom, depois do que o diretor conseguiu fazer em Oppenheimer será difícil ele repetir o feito, mesmo que tenha em mãos o melhor elenco possível. Posso dizer com tranquilidade que Spielberg conseguiu me deixar mais imersa na história com Dia D do que Nolan em A Odisseia, há cenas que gosto muito, mas o conjunto da obra parece não ter acertado o tom. Mesmo assim, com certeza o filme irá agradar o público geral e vale a pena ser visto, mas não é o maior filme de Nolan.


©2019 por pippoca.

bottom of page