G-KZDPBHECNM
top of page
  • Foto do escritorMaurício Neves

Um Lugar Silencioso: Dia Um — a jornada por sobrevivência (e pizza)

Atualizado: 2 de jul.

Um Lugar Silencioso: Dia Um chegou aos cinemas como a terceira sequência da franquia Um Lugar Silencioso, servindo como um spin-off e prequel. Escrito e dirigido por Michael Sarnoski, o elenco conta com Lupita Nyong'o, Joseph Quinn, Alex Wolff e Djimon Hounsou.


Confira o que achamos sobre a produção que estreou no dia 27 de junho nos telões brasileiros.

Um Lugar Silencioso: Dia Um — a jornada por sobrevivência (e pizza)

O enredo

Sam é uma mulher com uma doença terminal que tem que lutar para sobreviver durante os primeiros estágios de uma invasão na cidade de Nova Iorque por criaturas extraterrestres com um sentido de audição apurado.

Um Lugar Silencioso: Dia Um — a jornada por sobrevivência (e pizza)

O roteiro

O longa inicia nos apresentando Sam, uma paciente terminal com câncer morando em um hospício com seu gato, Frodo. Em certo dia, um dos cuidadores convence Sam a se juntar a um grupo para assistir a um show de marionetes na cidade. Durante a viagem, os personagens percebem objetos parecidos a meteoros caindo do céu. Logo depois, criaturas extraterrestres começam a atacar as pessoas.


Após fornecer ao telespectador uma introdução de 10 minutos, o caos se instaura rapidamente. Enquanto todos evitam fazer barulho, militares em helicópteros solicitam para os civis manterem-se escondidos até que o resgate seja realizado.


Após um anúncio de evacuação por barco, diversas pessoas começam a deixar os edifícios em direção ao ponto de escape. Sam, ciente de seu pouco tempo de vida, segue na direção contrária para aproveitar uma última pizza antes de falecer.



Durante a bagunça, a protagonista se separa de Frodo e, assim, somos apresentados a Eric. Eric é um estudante de direito inglês, que ao encontrar Frodo, o segue de volta a Sam. Ao se conhecerem, Sam tenta convencer Eric para que o mesmo vá ao ponto de evacuação, porém Eric, em estado de choque, começa a seguir Sam.


Assim, os dois embarcam em uma jornada de sobrevivência enquanto criam uma grande amizade e procuram por uma fatia de pizza pelas ruas de Nova Iorque. O final previsível, mas ainda assim cativante, faz com que o audiovisual, com duração de 1 hora e 39 minutos, seja linear e envolvente.

Um Lugar Silencioso: Dia Um — a jornada por sobrevivência (e pizza)

O elenco

Lupita Nyong'o não necessita apresentação, e aqui novamente ela nos entrega um espetáculo de atuação, onde entendemos os seus sentimentos apenas com o seu olhar.


Joseph Quinn, o queridinho de Stranger Things, também está incrível no papel. Juntos, os atores apresentam uma excelente química de amizade e ambos conseguem mostrar suas vulnerabilidades com maestria.


Destaque especial para Schnitzel e Nico, os gatos que interpretam Frodo, além de ser o apoio emocional da protagonista, o personagem ainda esbanja muita inteligência e carisma durante todo o caos que acontece na cidade.


Alex Wolff e Djimon Hounsou contam com uma rápida participação, o segundo reprisa o seu papel de Um Lugar Silencioso — Parte II. Seu personagem não tem muita relevância aqui e acredito que seu uso foi apenas para ligar a história com os filmes principais.

Um Lugar Silencioso: Dia Um — a jornada por sobrevivência (e pizza)

Considerações

Mais do que um filme de terror, Um Lugar Silencioso: Dia Um foca nos dramas de seus personagens enquanto eles tentam sobreviver a uma invasão alienígena.


Com uma duração de 99 minutos, o filme não chega a ser arrastado e se mostra uma grande adição à franquia. Porém, quem espera por informações pode acabar se decepcionando, pois o longa não traz novas respostas.


Apesar disso, é uma produção que vale a pena ser assistida, com destaque a atuação e carisma do elenco. Sem contar a tensão que a obra nos apresenta a cada minuto. Ao assistir, não esqueça de respirar!



Comments


bottom of page