G-KZDPBHECNM
top of page
  • Foto do escritorMaurício Neves

Os Observadores: você precisa assistir essa obra no cinema

Atualizado: 9 de jun.

Os Observadores é o filme de terror sobrenatural que marca a estreia da diretora Ishana Night Shyamalan nos cinemas. Também escrito por ela e produzido por seu pai,  M. Night Shyamalan, o longa é baseado no romance homônimo de A. M. Shine. O elenco conta com Dakota Fanning, Georgina Campbell, Olwen Fouéré e Oliver Finnegan.


Confira tudo o que achamos sobre a produção, que estreou no dia 6 de junho no Brasil.

Os Observadores: você precisa assistir essa obra no cinema

O enredo

Mina (Dakota Fanning) é uma artista de 28 anos, que ao se aventurar pelo oeste da Irlanda, acaba se perdendo em uma floresta. Ao encontrar um refúgio, ela se junta a três estranhos (Georgina Campbell, Oliver Finnegan e Olwen Fouéré) igualmente apavorados. Durante a noite, eles são vigiados por criaturas misteriosas, que eles não conseguem ver. Enquanto tentam sobreviver e entender as entidades, os quatro planejam uma forma de fugir daquele ambiente sem ser pegos.

Os Observadores: você precisa assistir essa obra no cinema

O roteiro

O filme inicia já em clima de suspense, nos mostrando um personagem tentando fugir da floresta, quando de repente ele é atacado por uma criatura não identificada.


Conhecemos então Mina, uma funcionária de pet shop, que luta para superar o trauma da morte de sua mãe — um acidente que ela causou na infância e que resultou em seu distanciamento da irmã.


A pedido do seu chefe, ela precisa realizar a entrega de um pássaro valioso e, com isso, ela embarca em uma viagem. Não demora muito para o carro apresentar problema e, ao procurar ajuda, ela percebe que o veículo sumiu quando tenta retornar.



Ao encontrar Madeline, ela segue a mulher pela floresta até chegar em um abrigo que também acolhe Ciara e Daniel. Lá dentro, Madeline explica que criaturas que eles chamam de “Os Observadores” analisam eles pelo vidro espelhado todas as noites.


No outro dia, quando Mina tenta fugir e descobre que a floresta não tem saída, Madeline explica as regras para ela:

— Os Observadores matam qualquer um que estiver fora do abrigo a noite;

— As criaturas têm medo da luz;

— Eles nunca devem entrar nas tocas que os Observadores ficam durante o dia.


Com o passar do filme, descobrimos que o personagem da cena de abertura era John, marido de Ciara, que saiu a procura de ajuda, mas nunca mais voltou. Ao criar uma relação mais próxima de Ciara e Daniel, Mina começa a desconfiar e confrontar Madeline, visto que ninguém viu um Observador antes.


Os atos iniciais do projeto, repletos de mistério, revelam gradualmente a identidade e os objetivos dessas criaturas.  Os minutos passam voando em uma produção que nos apresenta novas informações a cada segundo.

A edição também consegue manter o mistério em relação às criaturas, mostrando ao público apenas vislumbres em até certa parte do longa, deixando o espectador ainda mais curioso para descobrir o que são esses Observadores.


Apesar da qualidade decair um pouco em seu clímax, isso não chega a afetar a película, pois ainda somos apresentados com uma revelação surpreendente. A obra acaba deixando um sentimento de satisfação e vontade de assistir mais sobre esse universo.

Os Observadores: você precisa assistir essa obra no cinema

O elenco

Dakota Fanning nos mostra toda a sua experiência e versatilidade em uma protagonista enigmática.


Apesar de sua Mina ser o maior destaque do filme, todos os atores têm um momento para brilhar. O elenco, altamente entrosado, envolve e conquista a torcida do público.


Como o projeto conta com poucos personagens, o roteiro consegue se aprofundar e apresentar todos com calma.

Os Observadores: você precisa assistir essa obra no cinema

Considerações

Ishana estreia no cinema com excelência! A atmosfera da produção lembra o de obras já lançadas por seu pai, repletos de suspense e criatividade.


Os Observadores é diferente de tudo o que você viu nos últimos anos, e vale a pena ser conferido no cinema, devido às belas paisagens e à fotografia impecável exibidas durante os seus 102 minutos.


Ainda, Dakota Fanning retorna como protagonista em um grande projeto, confirmando sua contínua relevância.


Se eu fosse você, assistiria a esse filme no cinema, ele tem potencial para tornar-se um clássico!


コメント


bottom of page