top of page
  • Foto do escritorMaria Tosin

Por que a minissérie sobre a tragédia na Boate Kiss é tão necessária?


Logo que anunciaram a produção da minissérie sobre a tragédia na Boate Kiss, muitas pessoas criticaram a Netflix por querer se aproveitar de uma tragédia para ganhar streams, mas por que quando é uma série sobre serial killer as pessoas adoram e quando é sobre um caso brasileiro é uma chuva de críticas?


No dia 25 de janeiro, a Netflix lançou a minissérie “Todo Dia a Mesma Noite”, que é baseada no livro de Daniela Arbex, sobre a noite do incêndio na Boate Kiss, que matou 242 jovens queimados e asfixiados com fumaça tóxica. A série foi lançada justamente próximo da data em que o acontecido completa 10 anos e atualmente ninguém está preso.



Primeiramente, achei uma boa escolha da Netflix fazer uma minissérie e não um documentário sobre o caso, pois como se trata de uma produção pesada, muitas vezes é mais fácil encarar a história quando ela traz um tom de ficção. Podemos notar então que alguns nomes são alterados na história para trazer esse tom de fantasia. Algo que foi muito criticado por quem viu a série foi o sotaque dos personagens, que muitas vezes traziam várias gírias gaúchas em uma única frase, o que atrapalhava um pouco o foco na trama.


Apesar de ter apenas cinco episódios, a minissérie consegue te colocar no lugar dos pais das vítimas e das vítimas. O elenco nos fez sentir o que aqueles pais estavam sentindo naquele momento em que procuravam seus filhos vivos ou mortos. Uma das cenas que mais me marcou foi a do pai procurando a filha e reconhecendo o corpo dela através do modelo do tênis que ele havia dado pra ela no mesmo dia, pois era aniversário dela.



Voltando ao fato de muitas pessoas criticarem a Netflix por fazer uma produção sobre o tema. A questão é que para o brasileiro é muito mais fácil assistir uma série sobre serial killer, pois sabem que aqui no Brasil casos assim são bem raros, já no caso da Boate Kiss, é uma tragédia que aconteceu no Brasil e que sabemos que poderia acontecer com qualquer um de nós, a corrupção no país é o maior mal do Brasil, e nós sabemos disso.


A Netflix assumiu um papel essencial para cobrar as autoridades, já que atualmente ninguém está respondendo por esse crime em que 242 pessoas perderam a vida e que logo terá um novo julgamento. Claro que foi uma produção difícil de assistir, pois com certeza você lembrará do dia em que viu o noticiário sobre a tragédia, mas é uma ótima produção para reconhecermos a qualidade dos atores e das produções brasileiras.




bottom of page