• Victor Taouil

3 filmes inspirados em livros da Agatha Christie

Como todos sabem, ou deveriam saber, Agatha Christie foi uma das mais renomadas escritoras do gênero policial, tendo mais de 80 livros publicados e sendo mundialmente conhecida por suas tramas mirabolantes. O que queremos com a lista a seguir é linkar alguns filmes não muito óbvios a seus livros.


Assassinato no Expresso Oriente

O primeiro deles é o talvez o mais famoso: Assassinato no Expresso Oriente. O filme é baseado no livro de mesmo nome. A trama policial é passada praticamente inteira dentro do trem que leva de Paris a antiga Constantinopla, todos os passageiros são suspeitos e somente Hercule Poirot pode desvendar o mistério que cerca o homicídio. Como todo livro de Agatha, o cenário, a personalidade das pessoas e a história anterior delas são muito marcantes e fazem parte fundamental da trama. A passagem da história de livro para filme não foi tão bem realizada, alguns detalhes e emoções ficaram de lado, porém ler e depois assistir ao filme é uma boa opção. A produção está disponível na Star+.



Mistério no Mediterrâneo

Esse não tão óbvio é uma associação de uma comédia/sátira com um dos livros mais vendidos da escritora. Estamos falando de “Morte no Nilo” e “Mistério no Mediterrâneo”, produção da Netflix. A princípio não parecem ter muitas similaridades, mas olhando de maneira mais aprofundada e minuciosa podemos perceber que, sem dúvidas, o filme de alguma forma teve seu enredo inspirado no livro. As semelhanças: o cenário do assassinato (Mediterrâneo e o no navio), o detetive e sua excentricidade, a suspeição sobre todos os tripulantes. Enfim, o filme encabeçado por Adam Sandler e Jennifer Aniston não é lá dos mais marcantes, mas é interessante perceber as similaridades com o livro.


OBS: Em 2022 foi lançado o filme “Morte no Nilo”, esse sim sabidamente baseado na trama de Agatha Christie.


Entre Facas e Segredos

“Entre Facas e Segredos” é o terceiro filme em que há muita similaridade com algum livro escrito por Agatha. No filme, Daniel Craig interpreta um detetive contratado para desvendar o mistério que cerca a morte de um rico dramaturgo, todos os parentes são suspeitos e todos os indícios levam a uma pessoa, mas... uma bela epifania do detetive faz com que todas as peças se encaixem e haja uma grande reviravolta. Se você já leu “O assassinato de Roger Acroyd”, com certeza sabe do que estamos falando. O filme, assim como o livro, é muito bom e está disponível no Globoplay.

Posts recentes

Ver tudo