top of page
  • Foto do escritorMaria Tosin

Filmes que colocam você na pele do personagem

Atualizado: 13 de mai. de 2021

Muita gente gosta de assistir filmes pela emoção que eles causam e é ainda melhor quando o filme nos coloca no lugar do personagem para ver, ouvir e sentir como ele. Separei três filmes que te colocam nessa posição.


Words on Bathroom Walls

Esse filme é super recente, mas já é possível conferir na plataforma da HBO aqui no Brasil. A produção narra a história de Adam, um estudante que sofre de esquizofrenia paranoide, acompanhada de alucinações. Cansado de ter que mudar de escola por conta de problemas causados pela doença, ele resolve participar do teste de uma nova droga que promete esconder todos os seus sintomas de seus colegas de sala, nesse tempo ele acaba se apaixonando. Apesar do filme ter um lado voltado ao romance adolescente, ele consegue nos colocar no lugar de Adam e nos faz entender como é difícil conviver com esquizofrenia e como ainda há um grande preconceito com doenças mentais.


The Father

O filme que deu o Oscar de melhor ator para Anthony Hopkins em 2021 é incrível e te coloca no lugar de Anthony, que tem 81 anos e sofre de Alzheimer, doença progressiva que destrói a memória e outras funções mentais importantes. Anthony mora sozinho em um apartamento em Londres e sua filha Anne é quem cuida dele. Ao longo do filme você fica completamente perdido e confuso, sem entender quem são as pessoas ou em que lugar eles estão e qual é a linha do tempo dos acontecimentos, até que no final tudo faz sentido. Pesado, mas necessário, você saberá como uma pessoa com Alzheimer sofre para lembrar de informações simples.


O Som do Silêncio

Mais um vencedor do Oscar 2021, esse filme ganhou a estatueta de melhor som e melhor edição. A produção conta a história de Ruben, um baterista de uma banda de metal que perde a audição repentinamente e se vê perdido para compreender e viver essa nova etapa. Nunca vou me cansar de dizer o quão incrível esse filme é, pois você ouve o que Ruben ouve e por um momento consegue entender pelo menos um pouco quais são as dificuldades de deficientes auditivos. O filme está disponível no Amazon Prime Video e eu recomendo que você assista com fones de ouvido para melhorar a imersão na história.


bottom of page