top of page
  • Foto do escritorVictor Taouil

O filme do Oscar de 1990 que você precisa conhecer


Field of Dreams ou Campo dos Sonhos é um filme americano lançado em 1989 e estrelado por Kevin Costner, Amy Madigan e James Earl Jones. O filme concorreu ao Oscar em 3 categorias, melhor filme, melhor roteiro original e melhor trilha sonora original.

O filme traz uma leitura interessante da relação entre pai e filho (John e Jay), apesar do pai quase não aparecer fisicamente, ele é presença marcante em vários diálogos e ações de Ray. Além de ser um filme sobre sonhos, ele também nos faz refletir sobre relações familiares e finitude da vida.

A trama gira em torno de Ray Kinsella (Kevin Costner), Ray leva uma pacata vida na fazenda em Iowa com sua esposa (Annie) e filha (Karin). Porém, tudo muda quando ele passa a ouvir vozes a dizer: “Se você construir, ele virá”. Ray não entende do que se trata, mas, como uma epifania, ele descobre que deve construir um campo de baseball no meio de sua plantação de milho.


Sim, parece insano, e ele também sabe disso, conversa com Annie sobre e ela o apoia apesar de ser ilógico. Um dos argumentos utilizados por Ray é o de que seu pai (John Kinsella) nunca teve um propósito na vida, não correu atrás dos seus sonhos e ele não gostaria de acabar a vida igual ao pai. A construção é iniciada, o campo fica pronto e nada acontece. Todos do condado pensam que foi somente dinheiro jogado fora. Até que em uma noite, a pequena Karin comunica o pai sobre a existência de um homem no campo de baseball, Ray vai averiguar e quando chega próximo ao gramado, o homem é o fantasma de Shoeless Joe, que fora um grande jogador de Baseball e o maior ídolo de seu pai. Ray e família comemoram, afinal, o campo foi construído para algum propósito.

As vozes, no entanto, não param. Agora elas falam “Alivie sua dor” e acabam o guiando a Terrence Mann, um pacifista famoso dos anos 60. Por incrível que pareça, Mann escuta as mesmas vozes que Ray, e assim os dois acabam indo atrás desse chamado. Por fim, a última voz os guia a Moonlight Graham, um antigo jogador de Baseball que somente conseguiu jogar uma partida na elite do esporte.

O fio que os une – Shoeless Joe, Terrence Mann e Moonlight Graham – é o sonho de jogar Baseball. Joe foi banido do esporte (e nunca mais jogou) em 1919 após o escândalo conhecido como “Black Sox Scandal”. Terrence Mann tinha o sonho de jogar no Ebbets Field, estádio já demolido e que só poderia o fazer em sonhos. E Moonlight Graham não conseguiu se firmar na carreira de jogador profissional, acabou se tornando médico.

Por fim, todos acabam jogando no gramado construído por Ray Kinsella o que traz pessoas de todos os cantos para assistir as partidas.



bottom of page