G-KZDPBHECNM
top of page
  • Foto do escritorEquipe Pippoca

Notícias Populares: nova série brasileira mostra o jornalismo raiz

A convite do Canal Brasil, um dos principais canais de televisão por assinatura brasileiro

voltado a produções audiovisuais nacionais, assistimos antecipadamente a série “Notícias Populares”. A produção faz parte da comemoração de 25 anos do canal e tem lançamento marcado para 29 de setembro. Confira a seguir um pouco mais sobre essa produção!


Um dos produtores da série, André Barcinski, trabalhou no NP entre 1991 e 1992, para ele foi como uma escola de jornalismo popular, pois abriu sua cabeça e isso o ajudou muito na carreira. O que o chamou a atenção foi a possibilidade de trazer histórias engraçadas e pitorescas, sempre com uma pegada criminal, sobrenatural.


A série “Notícias Populares”, é mais uma produção nacional, que é baseada no próprio jornal que circulou em São Paulo nos anos de 1963 a 2001, ele era um jornal focado em divulgar “nada mais que a verdade”, cujo era o slogan do jornal. Ele ficou conhecido por suas matérias sensacionalistas voltadas para os temas sobre sexo, violência e drogas. Para a série, a redação do NP foi reproduzida dentro de um dos prédios da Folha de São Paulo.


Na série temos a protagonista Paloma Fernandes, interpretada por Luciana Paes, que era uma jornalista correspondente em Paris e após seu divórcio volta para São Paulo com o seu filho, Marquinhos, e vai direto trabalhar no Notícias Populares, conhecido como NP. A jornalista viu que é um jornal completamente sensacionalista e não condizia com as suas crenças, ela pede que a sua transferência para A Folha de São Paulo seja o mais breve possível.


No entanto, durante as semanas que ela precisou ficar nessa redação e cobriu diversos casos, baseados em fatos reais, como bando do palhaço, enforca gato, bebê diabo e uma rebelião das prostitutas. Essas só foram algumas das principais manchetes que foram divulgadas na série. A série focou principalmente na matéria do “bebê diabo”, mostrando os jornalistas indo atrás de informações em hospitais e com pessoas que declararam ter visto ou ouvido o bebê falando.

Paloma depois de algumas semanas ficou encarregada de assumir a redação, pois seu colega de trabalho, Matias, sofreu um ataque do coração. E foi nesse momento que Paloma precisou ficar no NP e sua ida para A Folha foi adiada até a volta de Matias. Depois de alguns dias como diretora da NP, Paloma gostou do local e do ambiente e viu que lá era o seu lugar.

A série mostra muito bem a realidade dos jornalistas, principalmente na década de noventa, que era necessário ir às ruas e atender telefonemas para conseguirem um assunto. Já hoje em dia, as notícias são atualizadas a cada segundo. Além disso, a série conta com um elenco formado por Luciana Paes, Ana Flávia Cavalcanti, Ary França e Rejane Faria, possui também uma participação especial de Bruna Linzmeyer. Juntos eles conseguiram reviver bem o Notícias Populares, trazendo humor ácido e originalidade.


A série possui sete episódios que vão ao ar sempre às sextas, às 22h30, e ficam disponíveis no Globoplay + Canais a partir do dia 29.



Commentaires


bottom of page