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Foto do escritorArthur Ripka Barbosa

"Fishes" é a obra-prima de The Bear


A segunda temporada de The Bear subverteu a lógica da série e foi sobre reformas, seja do restaurante, seja dos personagens. Apesar dela ter rendido excelentes episódios, como “Forks”, ela tem em “Fishes” o seu melhor episódio, e que o torna nisso é o fato de quebrar o ritmo que a temporada vinha estabelecendo. O próprio tempo de duração é uma prova disso. Se todos os episódios da série tem praticamente 30 minutos de duração, este possui uma hora inteira.

Há outras quebras que “Fishes” traz e que o torna dialético. Ele é um episódio em que o foco é o núcleo familiar de Carmy e não o restaurante. Nele conhecemos a matriarca da família, Donna, interpretada por Jamie Lee Curtis, bem como há o retorno de Jon Bernthal como Michael. Também conhecemos a então esposa de Richie (Ebon Moss-Bachrach), vivida por Gillian Jacobs, que estava grávida nessa ocasião. Outra quebra é que sua história é um flashback que conta a história de uma noite de Natal da família Berzatto e que se passa antes do que foi visto na primeira temporada e traz de volta todo o caos que marcou a série. Somando esses dois fatores, fica claro que ele funciona justamente por ser um flashback, já que ele mostra situações que moldaram os personagens.

O fato de ser um episódio de Natal é uma justificativa para trazer o núcleo familiar e mostrar que o caos é banal na família e que somente reformas são necessárias para que ele não impere na vida dos personagens. E o caos é tão banal que aqui ele é literalmente cronometrado e vai escalando durante o preparo dos sete peixes por Donna. Também mostra que algumas tendências são da família, como os vícios de Donna e Michael, ou então a incapacidade de se sentir amado pelas pessoas do entorno.


O grande trunfo, entretanto, é o fato dos roteiristas conseguirem usar de um flashback e todas as quebras para traçar paralelos com toda a história da temporada, e aqui é que nasce a dialética do episódio. Vemos Carmy retornando de Copenhague para agradar sua família e quão desconfortável isso é para ele, Natalie tentando criar um laço de afetividade com sua mãe (o mesmo que ela tem o receio de não conseguir criar um com o filho que está esperando) e Richie tentando encontrar um propósito.

Há que se destacar os convidados especiais para esse episódio. Jon Bernthal consegue dar um estofo maior para Michael e demonstrar como o vício e a depressão consomem o personagem. Jamie Lee Curtis entrega uma atuação perfeita para Donna, conseguindo atingir todo o alcance que a personagem pede. Além disso, o episódio conta com Bob Odenkirk, Sarah Paulson e John Mulaney, todos com papéis que apresentam uma importância para que o episódio ande.

“Fishes” é portanto um episódio cujo objetivo é desenvolver a própria história da temporada, mesmo sendo um flashback, justamente porque ele dá aos personagens um backstory. Essa dialética fica evidente quando o prato que intitula o episódio não é visto finalizado, mas sim os cannolis, que Carmy resgata para o novo restaurante. E tudo isso é que torna “Fishes” em um episódio único, sendo a obra-prima de The Bear.




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