Na abertura do 13º Olhar de Cinema conferimos o filme “Retrato de um Certo Oriente”, que é uma parceria entre o Líbano e o Brasil, o filme chega aos cinemas do país só no segundo semestre de 2024, mas você já pode conferir nossa crítica por aqui!
O enredo
Acompanhamos dois irmãos, Emilie e Emir, que partem do Líbano na iminência da guerra em busca de uma nova vida no Brasil. Na viagem de barco, Emilie acaba se apaixonando por um comerciante mulçumano que mora em Manaus, mas o ciúme do irmão terá graves consequências. O filme é baseado no romance de Milton Hatoum que é um encontro entre culturas.
O roteiro
Tivemos o prazer de ouvir Milton Hatoum, que deixou claro que escreveu o livro sem pensar em uma adaptação e que o livro seria impossível adaptar, mas o diretor Marcelo Gomes conseguiu fazer isso com maestria. Inicialmente acompanhamos a fuga dos irmãos, Emir desesperado para fugir da guerra retira sua irmã de um convento para que ela o acompanhe nessa viagem.
O filme não contém tantas falas, mas fala por meio da fotografia e do som, isso porque o diretor optou por um filme preto e branco para retratar as memórias de um povo sofrido e que buscava por uma vida melhor em outro país. Ao longo do filme acompanhamos o avanço do romance entre Emilie e Emir e seus problemas com Emir que não aceita de jeito nenhum o namoro com um mulçumano, o que acaba culminando em uma briga que terminou com Emir baleado, nesse momento o filme desembarca na Amazônia e conhece a ciência do povo que lá vive, os indígenas então trazem Emir de volta, mas ele nada mais pode fazer para impedir o casamento entre Emilie e Omar. Acompanhamos então uma jornada sobre memória, tradição, pertencimento, amor e morte.
O elenco
Wafa'a Celine Halawi e Zakaria Al Kaakour interpretam os irmãos Emilie e Omar, os dois são libaneses e trazem toda a cultura do país para o filme, com uma atuação digna de elogios. Charbel Kamel é quem interpreta Omar e que forma casal romântico com Wafa'a Celine Halawi, os dois mostram que têm muito além de química e transitam entre um amor inocente e ardente o tempo todo. A escolha de trazer atores libaneses foi com certeza muito importante para que a história tivesse toda a sensibilidade que o livro traz. Já Rosa Peixoto é a atriz indígena que junto com sua família mostra toda a força da Amazônia na produção.
Nosso veredito
Retrato de um Certo Oriente é um filme sensível que fala muito mais por meio da fotografia, som e montagem, é uma produção essencial em tempos de guerra, principalmente as que envolvem esse povo. O filme só estreia no segundo semestre de 2024 no Brasil todo, mas vale a pena a espera.
Комментарии