G-KZDPBHECNM
top of page
  • Foto do escritorMaurício Neves

Planeta dos Macacos: um resumo sobre a franquia

Atualizado: 11 de mai.


Planeta dos Macacos: um resumo sobre a franquia

Planeta dos Macacos é uma icônica franquia que teve a sua história iniciada no livro do mesmo nome, escrito por Pierre Boulle e lançado em 1963. A narrativa tornou-se grande, e hoje conta com filmes, séries de televisão, histórias em quadrinhos, entre outras mídias.


No cinema, a saga começou com a adaptação em 1968, e devido ao seu grande sucesso, foram produzidas quatro sequências: De Volta ao Planeta dos Macacos (1970), Fuga do Planeta dos Macacos (1971), A Conquista do Planeta dos Macacos (1972) e Batalha do Planeta dos Macacos (1973). Além disso, na televisão foram exibidas uma série live-action, em 1974, e uma animação, em 1975. Já em 2001, Tim Burton criou o seu remake do clássico de 1968.




Porém, foi apenas em 2011 que a franquia teve uma forte sobrevida, com o início da série do reboot, que já está em sua quarta sequência. E também é sobre esta que abordaremos no artigo de hoje. Continue a leitura e descubra o que você precisa saber sobre os quatro últimos filmes da franquia do Planeta dos Macacos.


Planeta dos Macacos: A Origem (Rise of the Planet of the Apes)

Planeta dos Macacos: um resumo sobre a franquia

Planeta dos Macacos: A Origem foi lançado em 2011, dirigido por Rupert Wyatt (O Escapista, 2008) e escrito por Rick Jaffa e Amanda Silver (Jurassic World, 2015). O filme serve como um reboot da franquia, e o elenco conta com Andy Serkis, James Franco, Freida Pinto, John Lithgow, Brian Cox, Tom Felton e David Oyelowo.


Na produção, César é um chimpanzé de laboratório, criado por William Rodman (Franco), que após desenvolver inteligência e emoções humanas, deixa de viver em cativeiro e começa a liderar uma revolta de macacos contra a humanidade.


Com críticas positivas e sucesso comercial, a obra recebeu diversas indicações em premiações, como Melhores Efeitos Visuais no BAFTA e Oscar, ambos em 2012.


Planeta dos Macacos: O Confronto (Dawn of the Planet of the Apes)

Planeta dos Macacos: um resumo sobre a franquia

Planeta dos Macacos: O Confronto chegou em 2014 com direção de Matt Reeves (Cloverfield — Monstro, 2008) e escrito por Mark Bomback (Wolverine — Imortal, 2013) e Rick Jaffa e Amanda Silver. O elenco conta com a presença de Andy Serkis, Jason Clarke, Gary Oldman, Keri Russell, Toby Kebbell e Kodi Smit-McPhee.


Na sequência, que se passa 10 anos depois, os humanos sobreviventes lutam para permanecer vivos após uma pandemia mortal. Enquanto isso, César tenta manter o controle sobre a crescente comunidade de macacos, o que pode levar a uma guerra total entre macacos e humanos.



Com apenas Andy Serkis retornando no elenco original, a produção também recebeu críticas positivas e foi um sucesso comercial, ainda sendo indicada por Melhores Efeitos Visuais no Oscar 2015.


Planeta dos Macacos: A Guerra (War for the Planet of the Apes)

Planeta dos Macacos: um resumo sobre a franquia

O terceiro filme da franquia do reboot chegou aos cinemas em 2017, novamente dirigido por Matt Reeves e escrito por Mark Bomback. O elenco conta com Andy Serkis, Woody Harrelson e Steve Zahn.


Nessa continuação, um exército liderado por um coronel cruel inicia uma guerra com os macacos. Após vários primatas perderem suas vidas no conflito, César se propõe a vingar aqueles que perdeu.


Compartilhando semelhanças com o Batalha do Planeta dos Macacos (1973), a sequência foi aclamada pela crítica e novamente foi um sucesso comercial, ainda recebendo indicações de Melhores Efeitos Visuais no BAFTA e Oscar, edições de 2018.



Planeta dos Macacos: O Reinado (Kingdom of the Planet of the Apes)

Planeta dos Macacos: um resumo sobre a franquia

Planeta dos Macacos: O Reinado chegou aos cinemas brasileiros no último dia 9 de maio, com direção de Wes Ball (Trilogia Maze Runner) e escrito por Josh Friedman (Avatar: O Caminho da Água). O elenco conta com Owen Teague, Freya Allan, Kevin Durand, Peter Macon e William H. Macy.


O longa se passa 300 anos após os eventos da produção anterior, em uma época onde as civilizações de macacos emergem, enquanto os humanos regridem primitivamente. Quando o líder dos macacos, Proximus César, corrompe as idealizações de César para escravizar outros clãs, embarcamos na jornada de Noa, um jovem chimpanzé, e de Mae, uma mulher humana, onde será determinado o futuro dos macacos e do homem.



A produção, que está recebendo críticas positivas, já foi retratada no Blog Pippoca, e você pode conferir o que achamos sobre a película aqui.


Aproveite o final de semana e vá ao cinema mais próximo assistir a nova sequência da franquia!


Comments


bottom of page