• Maria Tosin

Filmes estrangeiros do Oscar que você precisa assistir

Desde sempre acompanhamos os indicados ao Oscar serem 100% americanos, nos últimos anos filmes de outros países vem ganhando destaque e até levando o prêmio nas mais diversas categorias. Separei alguns filmes estrangeiros que já estiveram presentes no Oscar e que estão concorrendo ao Oscar 2022.


Druk - Mais Uma Rodada

Um dos meus filmes estrangeiros favoritos, Druk é um filme dinamarquês que ganhou o prêmio de Melhor Filme Estrangeiro em 2021. A produção acompanha um grupo de amigos professores que resolveram testar uma hipótese: o ser humano seria mais feliz se ingerisse uma certa quantidade de álcool por dia, mas infelizmente o resultado não foi o que eles esperavam. A produção traz diversas reflexões sobre as bebidas alcoólicas, seus pontos positivos e negativos para a vida em sociedade. Você pode assistir Druk no Globoplay e no Telecine.



Minari: Em Busca da Felicidade

Esse filme é considerado meio americano e meio coreano e esteve no Oscar 2021 concorrendo a diversas categorias, mas infelizmente só levou o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante. Minari conta a história de uma família coreana que imigrou para o Arkansas na busca por uma vida melhor nos EUA. Os filmes coreanos e japoneses são conhecidos por se atentarem aos detalhes e o roteiro e a forma que a história é contada é de emocionar qualquer um. Você pode assistir Minari no Prime Video.



Parasita

Parasita foi um dos filmes que abriu caminho para que outros filmes estrangeiros entrassem na disputa por alguns Oscars. Em 2020 a produção levou o prêmio de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Original e Melhor Filme Estrangeiro. O filme é claramente uma crítica à desigualdade social e mostra o encontro entre duas famílias com realidades completamente diferentes, mas logo o luxo começa a subir à cabeça da família com problemas financeiros, mentiras e segredos começam a surgir para a surpresa de todos. O filme está disponível no Globoplay.



A Mão de Deus

O filme italiano está concorrendo na categoria Melhor Filme Estrangeiro no Oscar 2022 e tem uma mistura caótica entre comédia e drama. A história se passa em Nápoles dos anos 80 e acompanha a história de um menino louco por futebol, mas sua história muda de rumo quando uma tragédia acontece em sua vida. O jogador Maradona é um dos centros dessa trama que está disponível na Netflix.


Drive My Car

Drive My Car é o primeiro longa japonês a conseguir entrar na lista de Melhor Filme, além disso, ele está sendo indicado a Melhor Direção, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Filme Estrangeiro, o que o torna a produção nipônica mais nomeada da história do Oscar. O filme acompanha um diretor de teatro que está produzindo uma peça e desenvolve uma amizade com sua motorista, que de início pareceu ser alguém sem importância, mas logo torna-se o foco da trama.


Não se assuste com o tempo de duração do filme: 3 horas, pois 1 hora do filme é apenas uma introdução das dificuldades que o diretor de teatro passou. A atenção nos detalhes e o roteiro impecável com certeza é um dos pontos fortes dos japoneses. A produção deve chegar à HBO Max em março, mas por enquanto é mais difícil encontrar o filme para assistir.