Five Nights at Freddy's 2 supera o primeiro, mas ainda é fraco
- Maurício Neves

- há 3 dias
- 3 min de leitura
Baseado na série de videogames e também sequência do filme de 2023, Five Nights at Freddy's 2 é dirigido por Emma Tammi e escrito por Scott Cawthon (o criador dos jogos). Josh Hutcherson, Elizabeth Lail, Piper Rubio e Matthew Lillard reprisam seus papéis.
Com estreia agendada para hoje nos cinemas nacionais, fomos convidados pela Universal Pictures para assistir antecipadamente ao longa. A seguir revelamos o que achamos.

Enredo
Um ano após a tragédia no restaurante Freddy Fazbear's Pizza, rumores sensacionalistas sobre o que aconteceu viraram lendas, dando origem ao FazFest na cidade. Enquanto Mike (Josh Hutcherson) e Vanessa (Elizabeth Lail) escondem a verdade da irmã de Mike sobre o destino dos animatrônicos, Abby (Piper Rubio) recebe um chamado dos brinquedos. Ao se reconectar, a jovem desperta um mal pela cidade, onde segredos sobre a origem da pizzaria são revelados.

Roteiro
O filme começa com um flashback, onde mostra uma criança sendo assassinada por Afton no restaurante original do Freddy Fazbear's Pizza. Todo esse retorno ao passado serve para trazer ainda mais contexto aos eventos que acontecem nessa sequência.
A produção traz bastante referências ao filme anterior, aqui os animatrônicos estão mais presentes e mais assustadores, e ainda com a ameaça de atacar fora do restaurante (embora a nova versão do restaurante também esteja mais assustadora que a do filme anterior).
Alguns acontecimentos podem ficar confusos para quem não acompanha os jogos. E, conforme o roteiro se desenvolve, fica a sensação de que a história se apressa, e algumas situações acontecem tão rapidamente que acaba trazendo confusão para quem assiste.
Obs.: Se tiver paciência, espere até o fim dos créditos.

Elenco
Josh Hutcherson é um ator que muitas pessoas cresceram acompanhando as suas obras, o cara tem o seu charme e consegue fazer um bom mocinho protagonista.
Elizabeth Lail faz uma boa dupla com Josh, e aqui sua personagem também tem mais desenvolvimento, o que solicita ainda mais de sua atuação.
Piper Rubio é a terceira protagonista, e também conseguimos acompanhar um pouco de sua evolução comparando ao filme anterior, embora sua personagem não seja das mais interessantes.
Entre o restante do elenco, ainda temos alguns nomes como Matthew Lillard, Theodus Crane, Skeet Ulrich, Mckenna Grace e Teo Briones, mas todos tão mal aproveitados durante o tempo de produção.

Considerações
Sou a favor de sequências se elas trazem o elenco original. Sabemos que dificilmente a qualidade é a mesma, mas é sempre uma sensação boa rever personagens e elencos reunidos uma segunda vez.
Dito isso, o primeiro Five Nights at Freddy's já não havia sido ótimo, porém, com o grande sucesso do longa, decidiram apostar em uma continuação, dessa vez ainda mais fiel aos jogos.
Como eu só tenho a experiência do audiovisual, não tenho a oportunidade de fazer tal comparação. E, embora esse segundo filme traga novas informações, amplie a mitologia, seja mais assustador e até consiga ser melhor que o antecessor, ele continua cometendo os mesmos erros.
Talvez para os fãs dos jogos seja um deleite, mas quem está por fora do universo provavelmente não vai ficar com os olhos brilhando durante a projeção. Para mim, fica a sensação de que a sequência existe sem uma justificativa narrativa.






Comentários