• Arthur Ripka Barbosa

Conheça os musicais de sucesso

“O Mágico de Oz” de 1939, “Cantando na Chuva” em 1952, “A Noviça Rebelde” em 1965 e “Mary Poppins” um ano antes. Esses são alguns exemplos de como os musicais foram grandes sucessos e ajudaram a consagrar grande nomes da 7ª arte no século anterior. Já no atual não podemos dizer o mesmo. Até podemos citar “Moulin Rouge” de 2001 e “Chicago” de 2002, mas ainda raros são os filmes do gênero que alcançaram o mesmo status dos anteriores hoje em dia. Fato é que eles vão retornando a fazer sucesso com o público e essa lista vai falar de alguns dos musicais de sucesso recente.


La La Land (2016)

Provavelmente o maior sucesso dessa lista nos últimos anos, ele ajudou a colocar o gênero em evidência novamente. A história que acompanha o romance e a evolução pessoal e profissional da atriz Mia (Emma Stone) e do músico Sebastian (Ryan Gosling) foi um verdadeiro de sucesso e crítica, o que fez o filme ser indicado em 13 categorias do Oscar, ganhando 6 delas, sendo as de melhor atriz com Emma Stone, melhor diretor com Damien Chazelle, melhor canção original por “City of Stars” as principais. Também ficou marcado pela maior gafe da história da premiação ao ser anunciada erroneamente como o vencedor de melhor filme quando o real vencedor foi Moonlight.


Os Miseráveis (2012)


Antes do sucesso de La La Land um outro musical fez sucesso nas telonas: a adaptação do clássico romance francês de Victor Hugo. Contando com um elenco com nomes de peso, tais como Amanda Seyfried, Eddie Redmayne, Helena Bonham Carter, Russell Crowe e Sacha Baron Carter, coube a Hugh Jackman protagonizar o filme no papel de Jean Valjean. Mas foi Anne Hathaway quem roubou a cena ao viver Fantine.


A história se passa na França durante a Revolução de Julho, e acompanha a história do ex-presidiário Valjean tentando retomar a sua vida após cumprir sua pena. Aclamado pela crítica, foi indicado para 8 categorias no Oscar, incluindo o de melhor filme, mas saiu com 3 estatuetas, sendo a de melhor atriz coadjuvante para Anne Hathaway a principal


O Rei do Show (2017)

Novamente Hugh Jackman aparece nessa lista como protagonista, mas dessa vez de um filme que não foi tão unânime como os anteriores. Baseado em fatos reais, Jackman interpreta P. T. Barnum, um empreendedor que decide criar um show com pessoas exóticas para a sociedade da época e animais, inaugurando assim o que entendemos por circo moderno. O elenco ainda conta com outros grandes nomes, como Zac Efron, Zendaya e Michelle Williams.


A trama aborda a questão do preconceito com o diferente, mas isso não foi suficiente para agradar a crítica, que diz que foi feito de forma superficial. Fato é que sua trilha sonora é seu grande trunfo, tendo ficado diversas semanas no 1º lugar da Billboard 200 e tendo “This Is Me” indicado ao Oscar de melhor canção original.


Hamilton (2020)

O grande sucesso do verão americano de 2020 não é bem um filme, mas sim uma filmagem e já fazia enorme sucesso nos palcos da Broadway desde 2015, ao ponto de fazer as pessoas ficar em filas online e desembolsar até mais de 800 dólares por ingresso. Adicione a isso o fato que o então presidente Barack Obama foi ver a peça 2 vezes, convidou o elenco para performar na Casa Branca e que a peça ganhou 11 Tony Awards, o Oscar do teatro.


Produzido e protagonizado por Lin-Manuel Miranda, o musical de 2h40 e mais de 40 músicas que variam entre o rap, soul e R&B, é uma adaptação a história de como Alexander Hamilton, um imigrante órfão se tornou um dos pais fundadores dos Estados Unidos e primeiro secretário do tesouro americano.


Além de Miranda, o elenco conta com outros nomes de talento, como Leslie Odell Jr., Jonathan Groff, Dave Diggs e Phillipa Soo, dando ao elenco uma grande diversidade étnica. Sua trilha sonora possui 6 discos de platina, ficou mais de 250 semanas seguidas no Billboard 200, ganhou o Grammy de melhor álbum de musical e hoje é o álbum de elenco mais vendido da história.


Quer escrever aqui? Envie um e-mail pra gente!

©2019 por pippoca.