top of page
  • Foto do escritorMaria Tosin

Minari é o Parasita do Oscar 2021?

Atualizado: 10 de fev. de 2021



Minari é um dos filmes que pode estar no Oscar 2021 e chama a atenção pela semelhança com o filme Parasita, que ganhou o Oscar de melhor filme em 2020.

O filme é dirigido por Lee Isaac Chung, filho de imigrantes que saíram da Coreia do Sul para tentar uma vida melhor nos EUA. Coincidência ou não, Parasita era uma produção americana, mas pode ser considerado um filme estrangeiro, pois a maior parte do filme é falado em coreano, o que acontece também em Minari. Mas vamos parar de comparar as duas produções e falar sobre o que interessa.

Minari é baseado na vida do diretor e narra a história de uma família coreana que se muda para o Arkansas (EUA) em busca de uma nova vida. Jacob, o pai da família, compra uma fazenda e se muda com a esposa, seus dois filhos e a sogra para o local, mas logo percebe que o “sonho americano” tão difundido na verdade é um caminho de obstáculos.


De início você acaba achando que a narrativa é previsível, mais um imigrante que se deu mal nos EUA, nada muito novo, mas aos poucos você vai se envolvendo com a história da família, com cada personagem e percebe que o roteiro é impecável. Quem chama mais a atenção é David, filho mais novo do casal que mostra muito talento e fofura durante o filme todo. Minari mostra a fundo os problemas enfrentados pela família e a diferença de cultura entre a Coreia do Sul e os Estados Unidos.

Além disso, o foco também é na relação entre David e a avó, Soonja, que chega depois à cidade. O modo como o filme apresenta a história e cada personagem é incrível, não é preciso apelar para nada muito complexo para mostrar que a família passa por dificuldades para sobreviver no país tão cobiçado por todos.

Para quem ficou curioso em saber por que o nome do filme é Minari, foi uma metáfora criada pelo diretor do filme para falar que os imigrantes são marginalizados nos EUA. Minari é uma semente originária da Ásia que cresce à margem dos rios, por isso, se encaixa muito bem no filme. Não quero dar spoiler, mas ao final do filme o nome faz todo sentido também.

Se você ainda não ficou com vontade de ver o filme, talvez você mude de ideia ao ver a nota da produção no Rotten Tomatoes: apenas 100% de aprovação por parte dos críticos rsrs. Claro que nem todo filme que agrada os críticos agrada o público geral, mas tenho certeza que você não vai se arrepender.


bottom of page