top of page
  • Foto do escritorNathália Correia

Filmes asiáticos: 5 produções para entrar nesse universo

O cinema asiático vem ganhando cada vez mais força com o passar dos anos. Em 2020, vimos “Parasita” iniciar uma revolução no Oscar ao se tornar o primeiro filme de língua não inglesa a vencer em tal categoria e agora, em 2022, temos “Drive My Car” ganhando várias premiações também.


Aproveitando esse momento, separei 5 filmes bem legais para você aumentar o seu contato com essa cultura e o seu repertório cinematográfico, espero que vocês estejam com a pippoca pronta e alguns lencinhos do lado (acho que vocês vão precisar):


Como estrelas na Terra: toda criança é especial

Ishaan Awasthi é uma criança de 9 anos que sofre para conseguir se dar bem na escola. Após repetir o terceiro período pela segunda vez, o pai, que desmerece a dificuldade do filho, o envia para um internato acreditando que o problema é a falta de uma educação mais intensa. Em meio à solidão no internato, Nikumbh, um professor de artes substituto, percebe que o menino, na verdade, possui Dislexia e não mede esforços para oferecer ao garoto ajuda, acolhimento e, principalmente, um sistema educacional inclusivo. Essa produção indiana nos faz rir, se emocionar e refletir sobre inclusão no sistema educacional. Você pode assistir esse filme na Netflix e também no YouTube.



37 segundos

Yuma é uma jovem japonesa que ama desenhar Mangás, seu maior sonho é ser uma artista de prestígio. Quando ela recebe um comentário de uma editora, decidida a investir em seu potencial, dizendo que falta vida em suas histórias, Yuma embarca em uma jornada em busca de autoconhecimento e, principalmente, liberdade, já que ela é acostumada a viver sob o comportamento superprotetor da mãe. O ponto chave é que Yuma possui paralisia cerebral, mas esta deficiência não é retratada como um fator limitante em sua vida, se tornando algo quase em segundo plano para a protagonista, mostrando que ela é mais do que sua deficiência. Você pode assistir 37 segundos na Netflix.


A Sun

O filme acompanha a história da família Che e seus integrantes, pai, mãe e os dois filhos. Desde o início percebemos que o ambiente familiar não é dos melhores, o primogênito sofre uma enorme pressão dos pais para se formar e tirar a família da crise em que vivem, enquanto o mais novo é problemático e fica isolado dos demais. Após o caçula se envolver em uma confusão e ser preso, a família se vê imersa em uma situação caótica em que todos terão de lidar com as consequências desse ato, mas nem sempre da forma como esperamos. É um filme Taiwanês emocionante e triste também, que nos questiona sobre o poder do perdão e sobre a capacidade de mudar e de acreditar na mudança. Você pode assistir esse filme na Netflix.



Mulheres Ocultas

“Mulheres Ocultas” retrata uma família, composta pela matriarca, suas filhas e sua neta, que lutou para se reerguer após o abandono do patriarca para viver com sua amante. Depois de muito anos sem manter contato, a família recebe a notícia de que o homem faleceu, obrigando as mulheres a conviverem com a amante enquanto processam o luto e organizam as cerimônias de despedida. Diante desse contexto, cada integrante passará por uma jornada dolorosa, mas emocionante, em busca do perdão, do amor e de reconhecer a relação extraconjugal que foi responsável por mudar o destino de toda a família. O filme está disponível na Netflix.


O primeiro amor de um milionário

Para terminar a lista, temos um romance coreano bem gostosinho (e emocionante) de assistir! Kang Jae-kyung é um jovem mimado e arrogante que acaba de herdar uma enorme fortuna de seu avô. Porém, para que ele consiga o dinheiro, o avô exigiu em seu testamento que o neto se formasse na escola rural da província de Gangwon, uma cidade pequena, escassa de recursos e luxo. Decidido a não perder a herança, o jovem vai para o local e acaba conhecendo Choi Eun-whan, uma garota misteriosa com um segredo que ela mantém a salvo de todos, pela qual ele começa a se interessar. Você pode assistir esse filme no YouTube.




Posts recentes

Ver tudo
bottom of page