Pânico: tudo sobre a franquia que reinventou o slasher
- Maurício Neves

- há 5 dias
- 8 min de leitura
Criada por Kevin Williamson e originalmente dirigida por Wes Craven, Pânico (ou Scream, no original) é uma franquia de terror slasher muito bem-sucedida que atravessa gerações e continua se reinventando. Nesse ano, completando 30 anos, o sétimo filme está prestes a ser lançado, e por aqui já estamos bastante empolgados e decidimos trazer este artigo cheio de curiosidades sobre a franquia. Porém, cuidado: o texto contém muitos spoilers!
Pânico (1996)

Situado na cidade fictícia de Woodsboro, Califórnia, a história segue a aluna do ensino médio Sidney Prescott e seus amigos, que, no aniversário da morte de sua mãe, tornam-se alvos de um serial killer fantasiado.
O elenco conta com David Arquette, Neve Campbell, Courteney Cox, Matthew Lillard, Rose McGowan, Skeet Ulrich e Drew Barrymore. O filme é dirigido por Wes Craven e escrito por Kevin Williamson.
O filme foi concebido com o título Scary Movie (que depois passou a ser o título do filme do ano 2000 que o parodia), mas, em homenagem à música de Michael Jackson, passou a se chamar Scream.
Inspirado nos assassinatos cometidos pelo “Estripador de Gainesville”, o primeiro filme foi creditado por revitalizar o gênero do horror no final dos anos 90, misturando o slasher com humor, com personagens atentos aos clichês dos filmes de terror e um plot inteligente. Além do roteiro se autorreferenciar, ele homenageia diversos outros clássicos do terror.
Drew Barrymore é fortemente associada à franquia, devido à sua presença no pôster e na icônica cena de abertura do primeiro filme, sendo considerada uma das mais chocantes na história do cinema. A franquia se tornou conhecida por usar atores conhecidos, o que não era comum em filmes desse gênero na época.
Drew Barrymore foi inicialmente contratada para interpretar Sidney Prescott, porém, com sua agenda cheia, ficou impossível para que ela continuasse no papel principal e, assim, ela se voluntariou para fazer a personagem que morre na cena de abertura. A produção inicialmente pensou que matar uma atriz grande como Barrymore seria um grande risco, mas acreditou que chocaria a audiência e faria com que pensassem que nenhum personagem estaria seguro.
Neve Campbell inicialmente ficou insegura em aceitar o papel, pois acabara de fazer outro filme de terror, Jovens Bruxas (The Craft). Porém, aceitou o desafio, pois seria seu primeiro papel como protagonista.
Originalmente, os personagens de Arquette e Kennedy morriam, e cenas alternativas foram gravadas para caso os personagens se mostrassem populares em exibições-teste com a audiência.
Rose McGowan influenciou no estilo de sua personagem, utilizando suas próprias roupas e tingindo o seu cabelo de loiro, para evitar que o filme tivesse duas protagonistas com cabelo escuro.
O filme fez com que a popularidade e o interesse nos filmes de terror voltassem a crescer, além de revitalizar a carreira de Craven e Barrymore. Lançado em época de festas de final de ano, o filme transformou-se em um inesperado sucesso, com o público crescendo nos cinemas após a primeira semana de exibição.
Pânico 2 (1997)

A história acompanha Sidney Prescott e os outros sobreviventes do massacre em Woodsboro, na fictícia faculdade Windsor, em Ohio, onde eles são alvos de um assassino imitador que usa a identidade do Ghostface.
O elenco conta com David Arquette, Neve Campbell, Courteney Cox, Sarah Michelle Gellar, Jamie Kennedy, Laurie Metcalf, Jerry O’Connell, Jada Pinkett e Liev Schreiber. Novamente, o filme é dirigido por Wes Craven e escrito por Kevin Williamson.
O roteiro do segundo filme vazou durante a produção, revelando a identidade dos assassinos. Por isso, o filme passou por diversas reescritas, mudando a identidade dos assassinos, e também foram escritos três finais diferentes. Em um certo momento da produção, o roteiro tinha quatro assassinos. Como resultado, a produção foi forçada a continuar gravando mesmo com apenas uma parte do roteiro, e muitas cenas eram improvisadas no set.
Para prevenir que o final fosse vazado novamente, os atores não receberam as últimas páginas do roteiro até semanas antes das gravações. As páginas que continham a revelação dos assassinos foram dadas apenas no dia em que as cenas foram gravadas. Com os vazamentos, a segurança na produção aumentou, e a presença de pessoas nos sets ficou restrita a pessoas selecionadas, com todos tendo que assinar acordo de confidencialidade.
Antes da decisão final de chamar o filme apenas de Scream 2, na produção foram considerados títulos como Scream Again, Scream Louder e Scream: The Sequel.
Pânico 3 (2000)

A história acompanha Sidney Prescott, que se isolou voluntariamente após os eventos dos filmes anteriores, mas é atraída para Hollywood depois que um novo Ghostface começa a matar o elenco do filme dentro do filme Apunhalada 3.
O elenco conta com David Arquette, Neve Campbell, Courteney Cox Arquette, Parker Posey, Patrick Dempsey, Scott Foley, Lance Henriksen, Matt Keeslar, Jenny McCarthy, Emily Mortimer, Deon Richmond e Patrick Warburton. Wes Craven continua na direção, enquanto Ehren Kruger assume o roteiro.
Devido ao massacre de Columbine, Craven precisou reduzir a violência no terceiro filme. Inicialmente, foi até mesmo pensado se deveriam continuar com a produção do filme. No fim, foi optado por continuar, porém, com menos violência e mais foco no humor.
Para o terceiro filme, Neve Campbell só tinha 20 dias para gravar suas cenas, o que fez com que sua participação ficasse reduzida. Inicialmente, Matthew Lillard reprisaria seu papel, sobrevivendo de sua aparente morte e orquestrando os ataques da prisão, porém, com as diversas reescritas no roteiro, seu papel acabou ficando de fora.
Na ideia original, a história voltaria para Woodsboro, onde estariam gravando o filme dentro do filme. Enfim, a cidade foi mudada para Hollywood.
Inicialmente, o roteiro original contaria com assassinos jovens participantes de um fã-clube da franquia Apunhalada. Todos os membros do clube estariam envolvidos nos assassinatos e, no terceiro ato, seria revelado que nenhum deles estaria morto e tudo era um plano deles.
Assim como no filme anterior, o roteiro foi mudado diversas vezes, e muitas cenas eram finalizadas apenas no dia em que seriam gravadas. Com as diversas reescritas no roteiro, muitas cenas foram gravadas em diferentes variações, para caso o roteiro fosse novamente mudado. Além disso, muitas cenas foram reescritas para incluir personagens que antes não haviam aparecido ou para mudar elementos da história quando era percebido que não estava se conectando com outras cenas.
Pânico 4 (2011)

A história se passa no 15º aniversário dos assassinatos originais em Woodsboro e envolve Sidney Prescott retornando à cidade após 10 anos, onde Ghostface começa novamente a matar estudantes do Woodsboro High.
O elenco conta com David Arquette, Neve Campbell, Courteney Cox, Emma Roberts, Hayden Panettiere, Anthony Anderson, Alison Brie, Adam Brody, Rory Culkin, Marielle Jaffe, Erik Knudsen, Mary McDonnell, Marley Shelton e Nico Tortorella. Wes Craven dirige o que seria o seu último filme em vida, com o retorno de Kevin Williamson no roteiro.
Para o quarto filme, inicialmente Campbell não queria retornar, o que fez com que os primeiros rascunhos considerassem a sua ausência. Em versões iniciais, Sidney era atacada e morta na cena de abertura. Já em outra versão, ela era atacada e deixada para morrer, com um intervalo de dois anos em que ela estaria se recuperando; porém, consideraram que essa versão diminuiria o ritmo do filme.
O roteiro original e a versão que chegou às telas têm diversas mudanças, como a cena de abertura, que conta com uma versão alternativa. Outra grande diferença é o final, em que as cenas no hospital foram adicionadas mais tarde no processo. O roteiro original acabava na casa, finalizando em um cliffhanger.
Para preservar a identidade dos assassinos, o elenco recebeu apenas 75 páginas das 140. Assim como nos outros filmes, o roteiro passou por diversas reescritas, e algumas páginas às vezes eram lidas apenas no dia das gravações. O filme passou por refilmagens, com a intenção de aprimorar algumas cenas devido à má recepção do público após uma exibição-teste.
O roteiro original era tão longo e com tantas cenas gravadas que, no fim, tiveram que ser cortadas do produto final para diminuir o tempo do filme (e, inclusive, você encontra na internet edições estendidas criadas por fãs).
Pânico (2022)

A história se passa 25 anos após os assassinatos originais em Woodsboro, quando outro Ghostface aparece e começa a atacar um grupo de adolescentes que, de alguma forma, estão conectados às mortes originais.
O elenco conta com Melissa Barrera, Kyle Gallner, Mason Gooding, Mikey Madison, Dylan Minnette, Jenna Ortega, Jack Quaid, Jasmin Savoy Brown, Sonia Ammar, Marley Shelton, Skeet Ulrich, Roger L. Jackson, Heather Matarazzo, Courteney Cox, David Arquette e Neve Campbell. O filme é dirigido por Matt Bettinelli-Olpin e Tyler Gillett, enquanto o roteiro é escrito por James Vanderbilt e Guy Busick.
Originalmente, Craven havia sido contratado para fazer uma nova trilogia, no caso o quarto, quinto e sexto filmes, com as histórias sendo interligadas. Porém, como o quarto filme arrecadou menos que o esperado, o quinto e o sexto filmes originais foram descartados. Inicialmente, o quinto e o sexto filmes iam continuar de onde o quarto foi encerrado.
Rumores indicavam que Sidney sofreria amnésia no quinto filme original, sem conseguir lembrar quem era o assassino do quarto filme. Ainda no quinto filme original, Jill seria perseguida no campus da faculdade.
Com a morte de Craven em 2011 e as acusações feitas a Harvey Weinstein em 2017 (sua produtora, Dimension Films, produziu os quatro primeiros filmes), a franquia ficou no limbo até 2019.
Na versão que temos hoje, para evitar vazamentos, diversos roteiros diferentes foram produzidos, e várias cenas adicionais foram gravadas. Inicialmente chamado de Scream Forever, o filme acabou sendo lançado apenas como Scream.
Pânico VI (2023)

A história acompanha um novo assassino Ghostface, que começa a atacar os sobreviventes dos assassinatos em Woodsboro na cidade de Nova Iorque.
O elenco conta com Melissa Barrera, Jasmin Savoy Brown, Mason Gooding, Roger L. Jackson, Jenna Ortega, Skeet Ulrich, Hayden Panettiere, Courteney Cox, Jack Champion, Henry Czerny, Liana Liberato, Dermot Mulroney, Devyn Nekoda, Tony Revolori, Josh Segarra e Samara Weaving. Novamente, o filme é dirigido por Matt Bettinelli-Olpin e Tyler Gillett, com roteiro escrito por James Vanderbilt e Guy Busick.
Neve Campbell decidiu não retornar ao sexto filme, devido ao valor oferecido ter sido abaixo do esperado, sendo assim o único filme que não contou com sua participação.
Courteney Cox é a única atriz a aparecer em seis filmes consecutivos em uma franquia de terror.
A cena do metrô foi feita sem tela verde, apenas com efeitos práticos.
Em diversas cidades, foi realizado um marketing viral, em que indivíduos usando traje e máscara do Ghostface foram vistos andando pelas ruas, o que ocasionou diversas ligações para o 911.
Pânico 7 (2027)

Sidney Prescott construiu uma nova vida na calma cidade de Pine Grove, Indiana, até que um novo assassino Ghostface começa a perseguir sua filha, Tatum, forçando-a a encarar seu passado para encerrar os assassinatos de uma vez por todas.
O elenco conta com Neve Campbell, Courteney Cox, Jasmin Savoy Brown, Mason Gooding, Isabel May, Anna Camp, Joel McHale, Mckenna Grace, Michelle Randolph, Jimmy Tatro, Asa Germann, Celeste O’Connor, Sam Rechner, Ethan Embry, Tim Simons e Mark Consuelos.
Melissa Barrera foi demitida do sétimo filme após fazer publicação em suas redes sociais em suporte à Palestina. No dia seguinte, Jenna Ortega também anunciou sua saída, devido à saída de Barrera, Olpin e Gillett.
Skeet Ulrich, que estrelou o filme original e retornou para participação especial no quinto e sexto filmes, revelou que seu personagem retornaria no sétimo filme original, mas, devido à demissão de Barrera, a situação mudou.
Com tudo isso, foi anunciado o retorno de Neve Campbell e o retorno de Kevin Williamson não só como escritor, mas também como diretor. Matthew Lillard e Scott Foley, que apareceram em filmes anteriores, também foram confirmados para retornar, assim como David Arquette; porém, o retorno de seus personagens ainda é cercado por mistério.
Patrick Dempsey, que participou do terceiro filme, também esteve em conversas para reprisar o seu papel, porém, devido a conflitos de agenda, seu personagem acabou sendo substituído na história.
O plano é que agora, caso o sétimo filme seja bem-sucedido, haja uma nova trilogia focada em Sidney e sua filha, Tatum.
Já sabia de todas essas fofocas dos bastidores?
Pânico 7 está programado para lançamento pela Paramount Pictures no dia 26 de fevereiro no Brasil.
O trailer você confere no YouTube, abaixo:
Ansiosos para gritar mais uma vez?






Comentários