G-KZDPBHECNM
top of page
  • Foto do escritorMaria Tosin

Divertida Mente 2 mostra que você não é sua ansiedade

A convite da Disney assistimos antecipadamente o lançamento Divertida Mente 2, que chega aos cinemas no dia 20 de junho e promete trazer novas emoções para o elenco. Saiba a seguir o que achamos!


O enredo

Divertida Mente 2 mostra que você não é sua ansiedade

Nessa nova animação, que é sequência do filme de 2015, o foco é na Riley adolescente, ou seja, novas emoções serão incluídas, a protagonista agora começa a enfrentar problemas com a puberdade, a necessidade de ser aceita e é claro, a famosa ansiedade.


Sobre o roteiro

Confesso que desde o anúncio da sequência estava com medo do segundo filme não chegar ao mesmo nível do primeiro, mas fiquem tranquilos, isso não aconteceu. Difícil escrever esse texto sem ter algumas lágrimas nos olhos, mas vamos lá.




Divertida Mente 2 começa apresentando a nova realidade de Riley, amigos, gostos, desejos e por aí vai. Somos apresentados a novos “locais” que seu cérebro não tinha na infância, mas agora foram criados, tudo muito criativo. Seguindo a mesma receita do primeiro filme, sempre há um problema a ser resolvido e nesse caso é a ansiedade.

Divertida Mente 2 mostra que você não é sua ansiedade

O filme optou por não focar na puberdade como um todo, mas sim na ansiedade e o que ela é capaz de fazer, há também outras emoções novas, como a inveja, o tédio, a vergonha e a tal da nostalgia. Não é necessário assistir ao primeiro filme para assistir a sequência, mas há referências importantes que você pode não entender.

Divertida Mente 2 mostra que você não é sua ansiedade

A produção focar na ansiedade foi um tremendo acerto. O roteiro então deixa de lado tópicos como a primeira paixão, primeira menstruação e por aí vai, pois focar em todos esses acontecimentos ao mesmo tempo deixaria o enredo raso. Há um balanço entre cenas engraçadas e cenas extremamente sensíveis que adolescentes e adultos vão se identificar e com certeza chorar. A frase “eu não sou boa o suficiente” ecoando pelo cérebro da Riley e seu ataque de ansiedade são cenas marcantes no longa.



Sobre a dublagem

Assistimos a produção dublada e posso dizer que há erros e acertos, algumas piadas claramente foram incluídas com foco no público adolescente, elas não atrapalham o filme, mas podem deixar as pessoas confusas. A ansiedade é dublada por Tatá Werneck, confesso que talvez uma voz masculina teria combinado melhor com o personagem, mas ela fez um bom trabalho.


Nosso veredito

Divertida Mente 2 mostra que você não é sua ansiedade

Divertida Mente 2 é um filme sensível que deixa uma lição muito importante: você não é sua ansiedade. Todas as emoções são essenciais para que as outras existam, apesar da ansiedade ser realmente ruim em boa parte do tempo, ela é essencial também. A Pixar mais um vez consegue o grande feito de produzir uma importante e impactante animação para adolescentes e adultos.





Comentarios


bottom of page