top of page
  • Foto do escritorMaria Tosin

Aborto: filmes sobre o tema

Atualizado: 28 de out. de 2020

Muitos temas polêmicos são difíceis de debater, conversar e ter uma opinião formada, e o aborto é um deles. Por isso, resolvi trazer três filmes com essa temática que nos fazem refletir e nos colocam no lugar das mulheres para pensar melhor sobre o assunto.


Obvious Child (Entre Risos e Lágrimas)

Este filme trata o tema aborto de uma forma muito sarcástica e real, por isso, acho ele tão importante para entender o tema. O filme narra a história de Donna, uma comediante que terminou seu relacionamento por conta da sua carreira.


Ela então decide sair com um cara chamado Max, a noite terminou em sexo, os dois estavam alterados e desse encontro uma gravidez surgiu. Sim, ela ficou grávida no primeiro encontro. Não quero dar spoiler, mas óbvio que o tema aborto entrou em cena nessa situação e eu recomendo que você assista ao filme para descobrir o que ela decidiu.


Waves (As Ondas)

Esse filme foi lançado no final do ano passado e não foi muito divulgado, apesar de ter ótimo roteiro, elenco com estrelas da série Euphoria e This is Us, além de uma ótima trilha sonora. A produção narra a vida da família de Tyler, uma família do subúrbio da Flórida que precisa lidar com os danos causados a todos após uma tragédia. Bom, é difícil não dar spoiler, mas a tragédia está totalmente relacionada a um aborto e por isso que este filme é tão importante. O machismo é visível e faz você refletir do início ao fim.


Never Rarely Sometimes Always

A sinopse e o roteiro deste filme parecem algo extremamente simples, mas na verdade não é. O filme é um convite a você se colocar no lugar de Autumn, uma adolescente pobre que engravida e precisa viajar até Nova York para conseguir realizar um aborto. O filme te deixa com ódio, raiva, tristeza, nojo, são tantas emoções ao mesmo tempo que é difícil lembrar de todas.


Confesso que eu achei o título do filme muito estranho, não tinha relação com a história, mas depois de assistir eu entendi completamente. Uma das cenas mais fortes explica exatamente qual a relação do título com a história.


bottom of page