No dia 14 de novembro chegou aos cinemas a sequência de Gladiador, filme que foi lançado há 24 anos e ganhou cinco Oscars. Continue a leitura e saiba o que achamos!
O enredo
Depois da morte de Maximus e Commodus no primeiro filme somos convidados a acompanhar Lucius, filho de Lucilla, irmã de Commodus, que após a morte do imperador foi enviado para longe para ser protegido. Anos depois Lucius volta a Roma para se tornar um gladiador e lutar pelo futuro de sua terra natal.
O roteiro
Depois de várias decepções em 2024 envolvendo sequências e spin-offs de grandes filmes, Gladiador 2 também vinha acompanhado desse medo, mas incrivelmente teve mais acertos que erros. O roteiro resolveu seguir uma narrativa muito semelhante à do primeiro filme, mas agora tendo Lucius basicamente assumindo o papel de Maximus. Lucius acaba enfrentando muitas situações que Maximus também enfrentou, como a perda precoce da mulher, a busca incansável por justiça e pela Roma que seu avô sonhava, ele então é levado a Roma para se tornar um gladiador, toda sua trajetória é muito semelhante a de Maximus, mas com algumas mudanças necessárias e outras nem tanto.
Para os fãs do primeiro filme a continuação é um prato cheio, pois traz diversas referências, com flashbacks de acontecimentos do primeiro e até uma cena que mostra o que aconteceu depois do final. Os trejeitos de Maximus foram incorporados por Lucius, como o fato de sempre pegar a areia do chão do Coliseu para passar nas mãos, além de sempre fincar sua espada no chão.
Gladiador 2 não economiza nas cenas de ação, a cada 10 minutos de cenas com diálogo logo somos enviados a uma nova batalha, seja no Coliseu ou em outro local. Algumas das batalhas podem não agradar muito pelo uso excessivo de CGI e cenas muito fora da realidade, uma delas é o fato de terem transformado o Coliseu em uma espécie de lago com tubarões onde duas equipes duelam em barcos. As mortes sangrentas e violentas que eram uma marca do primeiro filme foram mantidas, se prepare para ver cabeças rolando e braços decepados. Assim como o primeiro filme, o segundo nos dá um final diferente do esperado por todos, mas que agrada os fãs, pois faz mais uma vez referência a Maximus.
O elenco
É impossível chamar os maiores atores de Hollywood e esperar que eles entreguem um trabalho ruim. Paul Mescal entregou um bom trabalho no papel de Lucius, mas não tão bom quando Pedro Pascal no papel de Acacius, Denzel Washington interpreta Macrinus, o homem responsável por escolher e treinar os próximos gladiadores, tenho a impressão de que ele sempre interpreta o mesmo personagem. Joseph Quinn, nosso querido Eddie em Stranger Things, interpreta Geta, um dos gêmeos imperadores que agora controlam Roma, seu personagem é bem caricato, o que nos faz ver um lado diferente do ator. Acho incrível o retorno de Connie Nielsen no papel de Lucilla, depois de 24 anos do primeiro filme, trazer os mesmos atores para a continuação sempre dá um valor a mais para a produção.
Vem Oscar por aí?
Não podemos dizer que não há chances de Gladiador 2 entrar na corrida do Oscar 2025, apenas pelo fato de ser a continuação de um filme tão premiado. Paul Mescal e Pedro Pascal podem conseguir sim uma indicação para Melhor Ator e Melhor Ator Coadjuvante, também há chances de concorrer a Melhor Diretor, Trilha Sonora, Efeitos Visuais, Figurino.
Nosso veredito
Gladiador 2 é exatamente o que os fãs do primeiro filme queriam, batalhas épicas, mortes sangrentas, ótimas atuações e várias referências ao primeiro filme. O diretor optou por seguir um caminho seguro, trazendo um roteiro muito semelhante ao do primeiro filme, mas com algumas modificações, o que deixa todos satisfeitos ao sair do cinema.
Comments