Se você é um grande fã de filmes de ação, terror e ficção científica, já deve ter ouvido sobre a franquia midiática Alien. Também deve estar sabendo do seu novo lançamento, “Alien: Romulus”, que chega aos cinemas brasileiros no próximo dia 15 de agosto.
Produzido e distribuído pela 20th Century Studios, a saga agora passa a contar com 9 produções cinematográficas. Sendo divididas em quatro filmes na série original, dois crossovers, duas prequelas e uma sequência independente.
Ainda, o sucesso da série fez com que a narrativa migrasse para diversas outras mídias, como romances, histórias em quadrinhos, videogames e, em breve, uma série de televisão. Mesmo 45 anos depois, o enredo apresenta força e conta com diversos fãs pelo mundo.
Confira a seguir um resumo para ficar por dentro da franquia antes do novo lançamento.
Série original
A série original contou com quatro filmes, lançados entre 1979 e 1997, onde acompanhamos a história da subtenente Ellen Ripley, interpretada pela brilhante atriz, diversas vezes premiada, Sigourney Weaver.
Alien, o Oitavo Passageiro (1979)
Alien, dirigido por Ridley Scott e escrito por Dan O'Bannon, baseado em uma história de O'Bannon e Ronald Shusett, acompanha a tripulação do rebocador espacial comercial Nostromo. Após se depararem com uma misteriosa nave espacial abandonada em um planeta desconhecido, a equipe encontra um extraterrestre mortal e agressivo.
O filme é estrelado por Tom Skerritt, Sigourney Weaver, Veronica Cartwright, Harry Dean Stanton, John Hurt, Ian Holm e Yaphet Kotto.
Apesar de suas críticas mistas durante o lançamento, foi um sucesso de bilheteria, ganhando um Oscar de Melhores Efeitos Visuais, três Saturn Awards (Melhor Filme de Ficção Científica, Melhor Direção para Scott e Melhor Atriz Coadjuvante para Cartwright) e um Hugo Award de Melhor Apresentação Dramática.
Após reavaliações críticas, Alien passou a ser considerado um dos maiores e mais influentes filmes de ficção científica e terror de todos os tempos.
Aliens, O Resgate (1986)
Aliens, escrito e dirigido por James Cameron, se passa em um futuro distante, onde Ellen Ripley (Sigourney Weaver) é a única sobrevivente do ataque alienígena em sua nave. Quando as comunicações são perdidas com uma colônia humana na lua onde sua tripulação encontrou as criaturas pela primeira vez, Ripley concorda em retornar ao local com uma unidade de fuzileiros navais coloniais para investigar.
Michael Biehn, Paul Reiser, Lance Henriksen e Carrie Henn estrelam em papéis coadjuvantes.
Com aclamação crítica, o filme recebeu diversos prêmios e indicações, incluindo uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz para Weaver. Ainda, a produção é considerada uma das melhores sequências já feitas.
Alien 3 (1992)
Alien 3, dirigido por David Fincher e escrito por David Giler, Walter Hill e Larry Ferguson, a partir de uma história de Vincent Ward, segue após os eventos do longa anterior. Ripley (Sigourney Weaver) e um organismo alienígena são os únicos sobreviventes da nave espacial Sulaco da Colonial Marine, após a queda de uma cápsula de escape em um planeta que abriga uma colônia penal povoada por detentos violentos do sexo masculino.
Charles Dance, Brian Glover, Charles S. Dutton, Ralph Brown, Paul McGann, Danny Webb, Lance Henriksen, Holt McCallany, Pete Postlethwaite e Danielle Edmond complementam o elenco.
Apesar de críticas mistas e considerado inferior às produções anteriores, recebeu indicação ao Oscar de Melhores Efeitos Visuais, sete prêmios Saturn (Melhor Filme de Ficção Científica, Melhor Atriz para Weaver, Melhor Ator Coadjuvante para Dutton, Melhor Direção para Fincher e Melhor Roteiro para Giler, Hill e Ferguson), um Prêmio Hugo de Melhor Apresentação Dramática e um MTV Movie Award de Melhor Sequência de Ação.
Alien — A Ressurreição (1997)
Alien Resurrection, dirigido por Jean-Pierre Jeunet e escrito por Joss Whedon, se passa 200 anos após o terceiro filme, onde Ellen Ripley (Sigourney Weaver) é clonada, e uma rainha Alien é cirurgicamente removida de seu corpo. Os Sistemas Militares Unidos (USM) esperam criar Aliens para estudar e pesquisar na nave espacial USM Auriga, usando hospedeiros humanos abduzidos e entregues a eles por um grupo de mercenários. Os Aliens escapam de seus recintos, e Ripley e os mercenários tentam fugir e destruir o Auriga antes que ele chegue à Terra.
Os papéis adicionais são interpretados por Winona Ryder, Ron Perlman, Dan Hedaya, J. E. Freeman, Brad Dourif e Michael Wincott.
O menos bem-sucedido da série, também recebeu críticas mistas. Apesar disso, foi indicado a seis prêmios Saturn, incluindo Melhor Filme de Ficção Científica, Melhor Atriz para Weaver, Melhor Atriz Coadjuvante para Ryder e Melhor Direção para Jeunet.
Filmes crossover
Dois filmes crossovers foram lançados em 2004 e 2007, onde retrata as espécies Xenomorfo (Alienígena) e Yautja (Predador) em conflito uma com a outra.
Alien vs. Predador (2004)
Alien vs. Predator, escrito e dirigido por Paul W. S. Anderson, acompanha cientistas pegos no fogo cruzado de uma antiga batalha entre Aliens e Predadores enquanto tentam escapar de uma pirâmide antiga.
Estrelado por Sanaa Lathan, Raoul Bova, Lance Henriksen, Ewen Bremner, Colin Salmon e Tommy Flanagan, a produção recebeu críticas negativas.
Alien vs. Predador 2 (2007)
Aliens vs. Predator: Requiem, dirigido por The Brothers Strause e escrito por Shane Salerno, se passa logo após os eventos do longa anterior. Começando com a nave de um Predador colidindo com uma floresta fora de Gunnison, Colorado, onde um híbrido Alien-Predador, conhecido como Predalien, escapa e segue para a pequena cidade próxima. Um Predador “limpador” veterano habilidoso é despachado para matar o Predalien, e os habitantes da cidade tentam escapar da carnificina que se segue.
Estrelado por Steven Pasquale, Reiko Aylesworth, John Ortiz, Johnny Lewis e Ariel Gade, a produção recebeu críticas negativas.
Série prequel
A série prequel acompanha o androide David 8 (Michael Fassbender) e os criadores das criaturas chamadas de “Engenheiros”.
Prometheus (2012)
Prometheus, coproduzido e dirigido por Ridley Scott e com roteiro coescrito por Jon Spaihts e Damon Lindelof, se passa no final do século XXI, centrado na tripulação da nave espacial Prometheus enquanto ela segue um mapa estelar descoberto entre os artefatos de várias culturas antigas da Terra. Buscando as origens da humanidade, a tripulação chega a um mundo distante e descobre uma ameaça que pode causar a extinção da espécie humana.
Com um elenco que inclui Noomi Rapace, Michael Fassbender, Guy Pearce, Idris Elba, Logan Marshall-Green e Charlize Theron, o filme recebeu críticas positivas.
Alien: Covenant (2017)
Alien: Covenant, dirigido e produzido por Ridley Scott, e escrito por John Logan e Dante Harper, a partir de uma história de Michael Green e Jack Paglen, segue a tripulação de uma nave-colônia que pousa em um planeta desconhecido e faz uma descoberta aterrorizante.
Estrelando Michael Fassbender, Katherine Waterston, Billy Crudup, Danny McBride e Demián Bichir, a produção recebeu críticas positivas.
Filme independente
Ambientado separadamente dos filmes anteriores da franquia.
Alien: Romulus (2024)
Alien: Romulus, dirigido por Fede Álvarez, que coescreveu com Rodo Sayagues, se passa entre os eventos de Alien, o Oitavo Passageiro (1979) e Aliens, O Resgate (1986). Contando a história de um grupo de jovens colonos espaciais que, enquanto vasculham uma estação espacial abandonada, fica cara a cara com a forma de vida mais aterrorizante do universo.
Estrelado por Cailee Spaeny, David Jonsson, Archie Renaux, Isabela Merced, Spike Fearn e Aileen Wu, o filme estreia nos cinemas no dia 15 de agosto.
Ficou com vontade de colocar a franquia em dia? Não se preocupe, todos os longas estão inclusos na Disney+ (Com exceção de Alien: Romulus, é claro). Boa maratona!
Comments