G-KZDPBHECNM
top of page

Um sabor napolitano: Napoli-NewYork é a pérola do 20º Festival de Cinema Italiano

  • Foto do escritor: Fabrizzio Laroca
    Fabrizzio Laroca
  • há 1 dia
  • 3 min de leitura

Se tem algo que o cinema italiano sabe fazer é contar uma história com personagens cativantes. e quando esses personagens são duas crianças, esse carisma triplica. O filme De Nápoles a Nova York, do diretor Gabriele Salvatore demonstra isso com toda sua potência. Contando uma história crítica de forma leve pelo ponto de vista de duas crianças órfãs, em meio a uma Napoli que luta para sobreviver em um êxodo pós Segunda Guerra Mundial. Vem ver tudo o que a gente achou do filme!


Um sabor napolitano: Napoli-NewYork é a pérola do 20º Festival de Cinema Italiano

Sinopse

Celestina e Carmine são dois amigos que perderam seus pais e vivem às margens na cidade de Napoli. Carmine tem 12 anos e vive das ruas, vendendo cigarro, ganhando em apostas no carteado de Mazzetti e fazendo todo tipo de serviço necessário para tirar algum dinheiro dos turistas americanos do pós guerra. Celestina é uma garota de 8 anos, que logo no começo do filme perde sua tia Amélia nos escombros de uma explosão de bomba no centro de Nápoles, restando apenas sua irmã mais velha Agnese, que foi embora para Nova York encontrar com seu amado, um soldado americano.

Os dois pequenos iniciam uma jornada até Nova York, tendo como ferramenta toda a sabedoria e sagacidade que a vida nas ruas lhes deu, além do seu carisma natural, para enfrentar as adversidades pelo caminho.

Um sabor napolitano: Napoli-NewYork é a pérola do 20º Festival de Cinema Italiano

O cinema italiano

Um cinema de sensações, um cinema realista e cheio de carisma, algo até muito próximo do cinema brasileiro nesse sentido. É do tipo que conhece sua história e sabe muito bem como contá-la de forma real, intimista e ao mesmo tempo leve.


Grandes atores já formados e em formação ganham destaque neste filme, justamente pelo espaço dado pelo roteiro e direção de um cinema estruturado e pensado para destacar as personalidades e relações de cada pessoa.

Um sabor napolitano: Napoli-NewYork é a pérola do 20º Festival de Cinema Italiano

O carisma que envolve

Se tem um ponto alto que deve ser evidenciado dentro dessa obra, são as atuações. Principalmente quando estamos falando dos dois protagonistas mirins. A pequena Dea Lanzaro e o jovem e imponente Antonio Guerra, entregam uma Celestina e um Carmine extremamente maduros dentro de seus universos. O roteiro pede muito da interpretação dos dois pequenos, que entregam com sobra e intensidade tudo aquilo que é necessário para entregar e sustentar uma boa história.

Desde as primeiras cenas é possível ver que Dea tem um potencial enorme e que Antonio desde o começo lembra uma versão de Vito Corleone, se fosse criança. Esperto, sagaz, sempre esperto para trapaças e conhecendo o terreno que está se colocando, é bonito de ver como o filme todo é centrado nos dois e não perde em nenhum momento para atores mais velhos.


Pierfrancesco Favino que interpreta Garofalo, já é um ator muito mais experiente, com diversos filmes conhecidos na cultura pop como As Crônicas de Nárnia Príncipe Caspian, Anjos e Demônios, Rush, etc. E aqui ele entrega tudo o que é necessário para fazer a trama funcionar e se desenvolver, tornando mais fácil a vida dos coadjuvantes.

Um sabor napolitano: Napoli-NewYork é a pérola do 20º Festival de Cinema Italiano

Um tema extremamente atual


A escolha de trabalhar esse tema aos olhos de duas crianças, com suas visões tão inocentes em frente ao desconhecido, foi acertadíssima.


Celestina e Carmine têm o carisma necessário para entregar todas as “italianidades” e “criancices” que se pode ter em um filme como esse. Afinal, como é vista uma Nova York das eras de ouro, pelo olhar de duas crianças de Nápoles? A própria direção de arte entrega uma Nova York completamente fantasiosa, colorida e cheia de efeitos surreais, para mostrar essa visão dos pequenos em meio à toda aquela novidade.

Nosso veredito

Se eu precisasse recomendar um filme leve e que é entretenimento garantido, nesse momento eu recomendaria Napoli-Nova York, uma história intimista e leve mas que ainda consegue fazer sua crítica social com facilidade, merece sua atenção, é gostoso de assistir e ainda por cima entrega um plot twist bem no finalzinho, que foi a cereja do bolo, einh?



Comentários


©2019 por pippoca.

bottom of page