top of page

The Mastermind: quando roubar um museu não é uma ideia tão boa assim

  • Foto do escritor: Maria Tosin
    Maria Tosin
  • há 2 dias
  • 2 min de leitura

O longa The Mastermind, dirigido por Kelly Reichardt, é uma narrativa que transita entre o sonho, o fracasso e a busca por propósito. Vem saber o que achamos!


The Mastermind: quando roubar um museu não é uma ideia tão boa assim

Sobre o enredo

O longa é ambientado na Nova Inglaterra dos anos 70 e acompanha a trajetória de JB Mooney, um carpinteiro desempregado que se transforma em ladrão de arte amador e vê sua vida ir por água abaixo após um roubo mal sucedido. Agora com o recente roubo do museu do Louvre, essa produção parece ter sido lançada no momento certo.

Sobre o roteiro

Sim, The Mastermind é um filme cult, aqueles que Cannes ama, mas o público pode não gostar tanto. Ao contrário do que esperamos, o filme já começa mostrando o primeiro roubo de JB, que o fez descobrir que roubar um museu não era tão difícil assim, principalmente nos anos 70, onde câmeras não existiam. Em seguida ele seleciona quais obras deseja roubar e convida os amigos próximos para fazer o roubo com ele, mas qual é a chance de alguém que nunca roubou na vida conseguir roubar um museu tranquilamente? Nenhuma, mas é isso que a diretora quer mostrar, a ambição e depois a solidão do ladrão que esperava mudar de vida, mas acabou tendo que largar sua família para trás.


The Mastermind: quando roubar um museu não é uma ideia tão boa assim

A fotografia nos transporta até os anos 70 e o ritmo é na medida, há cenas em que acompanhamos JB por 5 minutos tentando esconder as obras roubadas, e assim entramos completamente na mente do ladrão, torcendo para que ele leve a melhor, mas não é isso que acontece, assistimos o seu fracasso, a perda da família e dos amigos e o fim trágico que termina a narrativa que começou cheia de sonhos e ambição.


Sobre o elenco

The Mastermind: quando roubar um museu não é uma ideia tão boa assim

Quem interpreta JB é Josh O'Connor, conhecido por sua atuação em Rivais, em The Mastermind ele carrega o peso que a diretora gostaria de transmitir, seu olhar brilhante após roubar os quadros e seu olhar perdido quando a esposa se nega a ajudá-lo. Temos também Alana Haim, no papel de Terri, esposa de JB, conhecida pelo seu papel em Licorice Pizza, apesar de pouco tempo de tela faz um par perfeito com Josh, destaque também para as duas crianças filhos de JB, com uma ótima atuação. 

Nosso veredito

Para os fãs de filmes com ritmo mais lento, fotografia vintage e história que te leva a reflexões profundas, The Mastermind pode te agradar. O elenco faz do filme uma ótima produção, dando um olhar humano para o ladrão de quadros. 


©2019 por pippoca.

bottom of page