Quebrando Regras: uma história para se emocionar
- Tatiana Lousada
- 25 de jun.
- 2 min de leitura
Fomos convidados pela Paris Filmes para assistir a cabine de imprensa do filme, Quebrando as Regras, um filme baseado em fatos reais de uma mulher inspiradora e com grandes sonhos. O filme será lançado dia 26 de Junho.

O filme conta a história de Roya, que é uma mulher que cresceu no Afeganistão e desde nova foi incentivada por seu pai a correr atrás de novas oportunidades. Como no Afeganistão, as meninas são muito limitadas pelas leis impostas pelo governo, Roya não pode aprender a usar o computador junto com os meninos na época de escola.
Mas ela não deixou se abalar por isso, quando ficou um pouco mais velha pediu para o senhor de um bar para deixá-la usar o computador e aprender tudo sobre programação e ensinava a ele como usar para que ele pudesse cobrar dos clientes que precisassem do computador. E a partir daí, Roya, Ali e Herat, seu irmão e irmã, a ajudaram a divulgar sua aula de programação pela escola para as meninas aprenderem programação.

Depois de ver sua influência nas alunas, e perceber que muitas delas estavam gostando de aprender programação e tinham muito potencial. Roya resolve montar uma equipe para a área de robótica, ela reúne quatro meninas para que elas comecem a aprender mais sobre e possam competir fora do país. Sua primeira disputa foi em Washington, Estados Unidos, que por alguns motivos elas foram impedidas de ganhar o visto para competirem e isso gerou uma grande repercussão no mundo inteiro, até que elas conseguiram.
No fim, elas vão para um competição no Novo México, onde elas teriam uma oportunidade de ganhar financiamento para o seu projeto que era para um robô que identificava onde estava as minas e fazia uma marca para identificar o caminho mais seguro para os moradores dos países que sofressem com isso pudessem utilizar, e assim elas conseguiram o financiamento.

Essa história é muito inspiradora e tem vários momentos que mostram a triste realidade de pessoas que são submetidas a leis criadas por um país extremista, mas que as pessoas de lá fazem de tudo para tentar fugir ou mudar esse cenário. Assim que o governo extremista retornou ao poder em 2021, as meninas foram forçadas a fugir de lá para seguirem seus sonhos e conseguiram entrar em faculdades nos Estados Unidos e na Europa.
Comments