top of page
  • Foto do escritorArthur Ripka Barbosa

Continuações que respeitaram os filmes originais

Nos últimos anos os grandes estúdios começaram a apostar na nostalgia como porto seguro na tentativa de trazer ou então reaproximar o público de universos de grande sucesso no passado. São inúmeros os reboots e continuações lançados e que muitas vezes até tentam modernizar e inovar a história, mas nem sempre com o sucesso desejado. Essa lista vai trazer algumas produções que continuaram a história original e que conseguiram fazer isso com sucesso.


Cobra Kai

Antes do YouTube investir nessa série, How I Met Your Mother reacendeu um debate que Karate Kid (1984) criou: afinal, quem é o verdadeiro Karate Kid, Daniel Larusso (Ralph Macchio) ou Johnny Lawrence (William Zabka)? Influenciado por isso ou não, o fato é que a série reaviveu bem o universo do filme original - até mais que a versão de 2010 com Jaden Smith e Jack Chan - ao acompanhar Lawrence comandar o Cobra Kai, seu antigo dojô, enquanto Daniel vira somente um vendedor de carro. Originalmente produzido e distribuído pelo YouTube Originals, a série virou um sucesso imediato ao chegar recentemente na Netflix.


Blade Runner 2049

Blade Runner é um caso interessante. O 1º filme, lá de 1982 e estrelado por Harrison Ford, não foi um sucesso de crítica e muito menos de público, mas se tornou cult ao longo do tempo, o que fez o diretor Denis Villeneuve arriscar uma continuidade 35 anos depois. A história que se passa 29 anos depois da original, acompanha o replicante policial K (Ryan Gosling) na busca por Deckard (Ford) na tentativa de solucionar um mistério do passado de Deckard e que pode envolver os dois. Mas a “maldição” do 1º filme parece ter se repetido com a continuidade, com a diferença que só não fez muito sucesso com o público, enquanto a crítica amou o filme, muito devido também à sua parte técnica, como a fotografia e os efeitos visuais, ambos vencedores do Oscar em suas categorias.


Toy Story 3

21 anos separaram Toy Story 2 de sua continuação que saiu em 2010. O tempo também passou para Woody e seus amigos, que veem seu dono crescer e ir para faculdade. Mas nessa mudança na vida de Andy, ele resolve doar seus brinquedos para uma creche e eles precisam aceitar isso, coisa que Woody não faz muito bem. Novamente o filme sabe dosar aventura e as emoções muito bem, sendo essa fundamental para o que o final seja marcante e quebre até mesmo aquelas pessoas que tem uma pedra de gelo no lugar do coração e vou parar de escrever por aqui antes que comece a chorar só de lembrar.


Vidro

Esse filme é na verdade uma conjunção de dois outros excelentes filmes: Corpo Fechado (2000) e Fragmentado (2016). Desde do excelente plot twist criado por M. Night Shyamalan no final de Fragmentado, que conectou o filme com Corpo Fechado, os fãs ficaram ansiosos por Vidro. O filme de 2019 enfim conecta as histórias de Dunn (Bruce Willis), Kevin e suas outras 23 personalidades (James McAvoy) e Mr. Glass (Samuel L. Jackson), ao colocar todos internados numa clínica psiquiátrica e são objetos de um estudo conduzido pela Dra. Ellie Staple (Sarah Paulson) sobre complexo de super-herói. O filme não foi tão bem nas críticas, muito porque se esperava um verdadeiro épico, enquanto foi entregue um filme de estudo de heróis, bem como foi Corpo Fechado.


bottom of page