O FESTIVAL DE CINEMA ITALIANO NO BRASIL chega à sua 19ª edição com 29 títulos já confirmados e acontecerá entre os dias 7 de novembro e 8 de dezembro deste ano. O evento conta com uma programação repleta de filmes inéditos e uma retrospectiva sobre o humor do cinema italiano.
Novos títulos inéditos no Brasil acabam de ser divulgados como parte da programação do Festival. Entre eles, destacam-se as comédias MAIS UM VERÃO EM FAMÍLIA (Un Altro Ferragosto), de Paolo Virzí, que retrata o reencontro de duas famílias após 30 anos, trazendo à tona antigas rivalidades e novos desafio e PARECE BASTANTE PARIS (Pere Parecchio Parigi), dirigida e protagonizada por Leonardo Pieraccioni, que interpreta um homem que decide realizar o desejo nunca concretizado de seu pai: fazer uma viagem em família a Paris com seus filhos, três irmãos que não se falam há anos; além do drama ADEUS, GAROTO (Ciao, Bambino), de Edgardo Pistone que traz Attilio, um jovem de Nápoles, cuja missão recebida será a de proteger uma prostituta do Leste Europeu.
A programação inclui ainda mais 2 títulos inéditos no Brasil. EM BUSCA (À La Recherche), sobre uma nobre francesa que contrata um roteirista italiano para escrever um romance sobre Em Busca do Tempo Perdido, de Marcel Proust e POSSO ENTRAR? UMA ODE A NÁPOLES (Posso Entrare? An Ode to Naples), um documentário com uma bela fotografia sobre uma das cidades mais icônicas da Itália, Nápoles, trazendo o contraste que a circunda, a paixão do povo, a dor e o caos característico. Tudo isso pelo olhar de uma estrangeira apaixonada por Nápoles, Trudie Styler. Ambos os títulos estarão disponíveis apenas via streaming.
Além destes cinco títulos, o FESTIVAL DE CINEMA ITALIANO NO BRASIL já tem entre os filmes confirmados: TOQUINHO: ENCONTROS E UM VIOLÃO; UM MUNDO À PARTE (Un Mondo a Parte); ÉRAMOS CRIANÇAS (Eravamo Bambini); ROMEU É JULIETA (Romeo è Giulietta); CARACAS; NASCIDA PARA VOCÊ (Nata per Te); MIA; O PENITENTE (The Penitent); E SE O MEU PAI (E se mio Padre); A ALMA EM PAZ (L’Anima in Pace); e LAF (Palazzina Laf) também fazem parte da Mostra Inéditos.
EU, CAPITÃO (Io, Capitano), de Matteo Garrone, compõe a programação do Festival como uma homenagem ao diretor italiano.
A programação do Festival também conta com uma seleção de filmes clássicos italianos que serão exibidos na Retrospectiva "O Humor do Cinema Italiano: de Totò a Roberto Benigni”. Os títulos selecionados são: O OURO DE NÁPOLES (L’Oro di Napoli) clássico de Vittorio de Sica, CONFUSÕES À ITALIANA (Miseria e Nobilitá), GUARDAS E LADRÕES (Guardie e Ladri), TOTÒ A COLORI, O HOMEM DA CAIXINHA (47 Morto que Parla), NÁPOLES MILIONÁRIA (Napoli Milionaria), ONDE PASSAREMOS AS FÉRIAS? (Dove Vai in Vacanza?), A DUPLA EXPLOSIVA (...Altrimenti Ci Arrabiamo), O COMUM SENTIDO DO PUDOR (Il Comune Senso del Pudore), ABISMO DE UM SONHO (Lo Sceicco Bianco), A VIAGEM DO CAPITÃO TORNADO (Il Viaggio di Capitan Fracassa), O PEQUENO DIABO, (Il Piccolo Diavolo).
Confira, abaixo, a lista com os filmes selecionados do 19º FESTIVAL DE CINEMA ITALIANO NO BRASIL.
Filmes inéditos
A ALMA EM PAZ (L'ANIMA IN PACE), 2023 – Direção: Ciro Formisano
CARACAS (CARACAS), 2024 – Direção: Marco D'Amore
E SE O MEU PAI (E SE MIO PADRE), 2024 – Direção: Solange Tonnini
ÉRAMOS CRIANÇAS (ERAVAMO BAMBINI), 2024 – Direção: Marco Martani
LAF (PALAZZINA LAF), 2023 – Direção: Michele Riondino
MIA (MIA), 2023 – Direção: Ivano De Matteo
NASCIDA PARA VOCÊ (NATA PER TE), 2023 – Direção: Fabio Mollo
O PENITENTE (THE PENITENT), 2023 – Direção: Luca Barbareschi
ROMEU É JULIETA (ROMEO È GIULIETTA), 2024 – Direção: Giovanni Veronesi
TOQUINHO: ENCONTROS E UM VIOLÃO, 2024 – Direção: Erica Bernardini
UM MUNDO À PARTE (UN MONDO A PARTE), 2024 – Direção: Riccardo Milani
EM BUSCA (À LÁ RECHERE) - Direção: Giulio Base
POSSO ENTRAR? UMA ODE A NÁPOLES (POSSO ENTRARE? AN ODE TO NAPLES) - Direção:
MAIS UM VERÃO EM FAMÍLIA (UN ALTRO FERRAGOSTO - Direção: Paolo Virzí
PARECE BASTANTE PARIS (PERE PARECCHIO PARIGI) - Direção: Leonardo Pieraccioni
ADEUS, GAROTO (CIAO, BAMBINO) - Direção: Edgardo Pistone
Homenagem a Matteo Garrone
EU, CAPITÃO (IO CAPITANO), 2023 – Direção: Matteo Garrone
Confira a ficha técnica completa dos filmes inéditos e da homenagem a Garrone aqui.
Filmes retrospectiva
ABISMO DE UM SONHO – Direção: Federico Fellini (1952)A DUPLA EXPLOSIVA – Direção: Marcello Fondato (1974)CONFUSÕES À ITALIANA – Direção: Mario Mattoli (1954)GUARDAS E LADRÕES – Direção: Mario Monicelli e Steno (1951)NÁPOLES MILIONÁRIA – Direção: Eduardo De Filippo (1950)O COMUM SENTIDO DO PUDOR – Direção: Alberto Sordi (1976)O HOMEM DA CAIXINHA – Direção: Carlo Ludovico Bragaglia (1950)O OURO DE NÁPOLES – Direção: Vittorio De Sica (1954)ONDE PASSAREMOS AS FÉRIAS? – Direção: Alberto Sordi, Mauro Bolognini, Luciano Salce (1978)O PEQUENO DIABO – Direção: Roberto Benigni (1988)A VIAGEM DO CAPITÃO TORNADO – Direção: Ettore Scola (1990)TOTÒ A COLORI – Direção: Steno (1952)
Confira a ficha técnica completa dos filmes da retrospectiva aqui.
A nova edição do FESTIVAL DE CINEMA ITALIANO NO BRASIL começa para o público no próximo dia 7 de novembro e se estende até 8 de dezembro, para diversas regiões do Brasil e também via streaming.
O FESTIVAL DE CINEMA ITALIANO NO BRASIL foi fundado pela Câmara do Comércio Italiana de São Paulo – ITALCAM, e conta com o patrocínio e a colaboração da Embaixada da Itália que, há três anos, lançou o projeto de exibir os filmes do Festival presencialmente no Brasil inteiro com o objetivo de divulgar a Cultura Italiana por meio do seu Cinema, conhecido no mundo inteiro pela sua criatividade e genialidade. O projeto virou um enorme sucesso e este ano estará presente em mais de 80 cidades e 120 salas de projeção.
“O Festival de Cinema Italiano é um evento importante na agenda anual e celebra a forte presença da cultura italiana no Brasil, onde a Pirelli contribui de forma significativa há quase um século”, diz Cesar Alarcon, CEO e Vice-Presidente Sênior da Pirelli para a América Latina.
Kommentare