top of page
  • Foto do escritorMaurício Neves

Amy Winehouse: dos holofotes à imortalidade na música — uma antecipação do filme “Back to Black”

Atualizado: 8 de abr.


Amy Winehouse: dos holofotes à imortalidade na música — uma antecipação do filme “Back to Black”

Amy Winehouse foi definitivamente um marco no mundo da música. Mesmo com sua curta passagem pela indústria, ela ainda é lembrada e comemorada por muitos. Este ano marca o 13º aniversário de sua morte, coincidindo com o lançamento do filme "Back to Black" nos cinemas, que retrata sua vida.


Dirigido por Sam Taylor-Johnson (O Garoto de Liverpool [Nowhere Boy], 2009) e escrito por Matt Greenhalgh (Estrelas de Cinema Nunca Morrem [Film Stars Don't Die in Liverpool], 2017), o filme conta com Marisa Abela como Amy e Jack O'Connell como seu ex-marido, Blake Fielder-Civil. Eddie Marsan e Lesley Manville interpretam Mitch e Janis Winehouse, respectivamente.



A vida da artista foi marcada por muitas polêmicas e controvérsias, mas reservamos esse espaço para celebrar grandes momentos de sua vida. Nesse contexto, separamos acontecimentos marcantes de sua carreira que esperamos ver retratados na cinebiografia, que chega em 12 de abril aos cinemas do Reino Unido, e 25 de abril no Brasil.

Amy Winehouse: dos holofotes à imortalidade na música — uma antecipação do filme “Back to Black”

Os primeiros passos

Bem no início, Amy foi incentivada a gravar uma demo e enviá-la para empresários musicais. Nessa mesma época, a cantora se apresentava em bares de Londres, despertando o interesse de diversos representantes musicais. Por fim, em 2002, assinou um contrato de gravação com a Island Records, responsável por seus lançamentos no Reino Unido. Todos esses acontecimentos a levaram ao Frank, seu primeiro álbum de estúdio, que saiu em 20 de outubro de 2003, misturando estilos entre jazz, hip hop, r&b e soul.

Amy Winehouse: dos holofotes à imortalidade na música — uma antecipação do filme “Back to Black”

A criação do Back to Black

Foi após a finalização dos projetos do álbum Frank que Amy decidiu se afastar da indústria musical, então conhecendo Blake Fielder-Civil e entrando em um relacionamento amoroso, encerrado em seguida. Tudo isso a levou a momentos conturbados, o que causou o aumento de consumo de substâncias psicoativas e bebidas alcoólicas. Esses acontecimentos inspiraram-na a criar a obra Back to Black, álbum lembrado e aclamado no mundo da música até hoje.


A aclamação internacional

Seu segundo lançamento chegou às lojas no dia 27 de outubro de 2006, misturando gêneros entre soul, r&b e pop. Com esse álbum, a artista alcançou destaque internacional, conquistando reconhecimento da crítica e do público. Enquanto passava por altos e baixos em sua vida pessoal, na mídia a musicista conquistava diversas nomeações em premiações.

Amy Winehouse: dos holofotes à imortalidade na música — uma antecipação do filme “Back to Black”

Sua grande presença no 50th Annual Grammy Awards

Um dos momentos mais icônicos na carreira de Amy Winehouse foi definitivamente sua grande vitória no Grammy Awards de 2008. A artista ganhou 5 das 6 categorias que estava indicada, incluindo Canção do Ano, Gravação do Ano, Melhor Álbum Vocal Pop, Artista Revelação e Melhor Performance Vocal Pop Feminina. Sua participação foi realizada por meio de transmissão via satélite, e também é comentada até hoje.


Os anos finais

Após viajar para Santa Lúcia, no Caribe, para realizar o tratamento de drogadição durante oito meses, a artista começou a pensar em seu próximo álbum de estúdio. Seu retorno aos tabloides eram esporádicos, e sua última aparição pública foi 3 dias antes de sua morte, ao subir no palco para participar da apresentação de Dionne Bromfield, sua afilhada musical. Em seus momentos finais, a artista parecia estar animada.


Desde sua morte em 2011, diversos cineastas tentaram criar o projeto sobre a vida de Amy Winehouse. Porém, somente em 2022 a companhia StudioCanal negociou o desenvolvimento da produção, que teve suas gravações entre janeiro e abril de 2023, em Londres. Nos cinemas brasileiros, o filme chega com distribuição pela Universal Pictures.


bottom of page