G-KZDPBHECNM
top of page
Foto do escritorSilas Castro

Verdades sobre a CCXP 2024


Verdades sobre a CCXP 2024

Primeiramente vou me apresentar, já que é minha primeira postagem (e espero que não seja a ultima) no Pippoca. Me chamo Silas Castro e sou nerd do mais alto nível e veterano de CCXP (vou desde a edição de 2016) e vim falar algumas verdades (umas boas, outras dolorosas) sobre a CCXP 2024 para quem ainda irá participar dela no sábado e domingo, começando pelas dolorosas.


Ausências de peso

Vamos começar apresentando alguns fatos: nomes de peso da indústria do entretenimento estão praticamente ausentes No evento. A Netflix que antes era uma das principais participantes, já teve uma participação fraca na edição anterior trazendo apenas 1 stand de seu filme Rebel Moon, e este ano só faz uma participação especial no stand da Riot Games com a série Arcane. Outro nome grande ausente (que é de certa forma justificável já que ela focou em fazer seu próprio evento agora) é a Disney, estando presente apenas na forma de lojas de produtos dela e da Marvel, e em uma parceria com a Claro, apresentando algumas coisas do seu Stream (Disney+). Sendo assim, se você é fã de filmes e séries relacionados a estas marcas, o evento terá pouco a te oferecer.

Erros repetidos

A Warner está novamente com stands que precisam de agendamento prévio, algo que supostamente era para facilitar, mas quem já foi em outras CCXPs sabe que a realidade não é bem essa. Novamente os sites não estão preparados para o fluxo imenso de pessoas tentando acessá-lo simultaneamente e até quando você pensa que conseguiu superar todos os travamentos e lentidões e chegar na confirmação de agendamento, o site pode simplesmente não registrar seu agendamento e te forçar a fazer tudo de novo. Outros stands também estão com site de agendamento, como o da Prime, mas com pouca organização e até falta de avisos sobre tal agendamento. Existe uma fila para não agendados em ambos oscasos, mas se até para quem agenda a fila pode demorar, imagina para quem não agendou.


Ativações, filas e brindes

Verdades sobre a CCXP 2024

Muito do que torna a experiência épica na CCXP são justamente as ativações das grandes marcas, mas até nomes como Amazon Prime e Warner deixaram um pouco a desejar neste critério. Muitos stands são ambientações de séries que servirão apenas para tirar fotos, o que não é de todo ruim, porém diferente de edições anteriores que se via um empenho em fazer cenários marcantes, este ano alguns deles como o da animações do Invencível e da Hazbin Hotel, são tediosos de tão sem inspiração e não oferecem nenhum brinde físico, apenas as fotos mesmo. Já no stand do Pinguim, da Warner, que também é um cenário para tirar foto, nele mesmo tendo um brinde físico você tem que escolher entre um pôster ou adesivos. Existem stands com brindes bons, mas são os com as maiores filas (como esperado) e é triste ver pesos pesados pegarem leve em um evento deste nível.


Agora para as verdades boas, já que a CCXP ainda tem coisas épicas para se comemorar.

É do Brasil!

Podemos ter perdido alguns nomes grandes internacionais, mas o entretenimento nacional ganhou espaço no evento. Desde um stand gigante da Globo com diversas ativações diferentes, presença do porta dos fundos, do flow podcast e muitos outros criadores de conteúdos nacionais ganhando espaço e reconhecimento, então se você é fã do nicho geek nacional, o evento está cheio de atividades para você.


Games pra todos!

Verdades sobre a CCXP 2024

Uma área do nicho nerd que antes aparecia pouco, expandiu de forma bem notável este ano, a Nintendo tem um stand grande, com brindes como pôsteres, mochilas, adesivos e coroas de personagens com filas curtas, rápidas e com variedades de jogos para testar. A Xbox não fica para traz e tem até um espaço focado no Android e nos jogos da Riot, além de claro ter transmissões de campeonatos ao vivo como já havia ocorrido em outras edições.

A maior verdade da CCXP

O grande ponto deste evento, que por mais falho que ele seja e que seu nível não seja exatamente como fãs de longa data desejam, é que ele ainda atende todos os gostos nerds existentes de alguma forma. Gosta de cultura oriental? Tem a Crunchyroll e vários stands vendendo assuntos relacionados. Gosta de RPG? Tem a Jambo, diversos criadores de conteúdo nacional e até RPG ao vivo no Magic Market. Gosta de artes e quadrinhos? O Artists' Valley está repleto de opções de todos os gêneros possíveis e imagináveis. Mesmo imperfeita a CCXP ainda é um marco cultural nerd/geek e se você for, achará algo para te agradar, bastará você ter a paciência e a resiliência para chegar nele!


Aos que forem sábado e domingo, vejo vocês lá!

Comments


bottom of page