G-KZDPBHECNM
top of page
Foto do escritorMaurício Neves

Tuesday — O Último Abraço: um poético encontro com a Morte

Tuesday — O Último Abraço é a nova produção da A24 que mistura os gêneros fantasia e drama. Escrito e dirigido por Daina O. Pusić em sua estreia, o elenco conta com Julia Louis-Dreyfus, Lola Petticrew, Leah Harvey e Arinzé Kene.


Fomos convidados pela Espaço Z e Paris Filmes para assistir o longa que chega aos cinemas no dia 1º de agosto. Descubra a seguir a nossa opinião sobre o filme.

Tuesday — O Último Abraço: um poético encontro com a Morte

O enredo

Zora mora com sua filha Tuesday, que está com doença terminal. Certo dia, a Morte chega na forma de uma arara falante que muda de tamanho. O pássaro guia ambas em uma jornada emocional, onde elas precisam aprender a lidar com a morte.

Tuesday — O Último Abraço: um poético encontro com a Morte

O roteiro

A produção inicia nos apresentando a Morte em formato de um pássaro falante que muda de tamanho. Enquanto ele leva diversas pessoas que estão falecendo, somos levados até as protagonistas Zora e Tuesday, mãe e filha, respectivamente.


Enquanto Zora luta para aceitar que Tuesday está em fase terminal, a mesma arranja compromissos fora de casa para não lidar com a situação, e também para não revelar a filha que está desempregada.


Nesse tempo, a Morte chega para levar a Tuesday, portanto, quando o pássaro tem uma crise de ansiedade, ambos se conectam rapidamente, com a menina contando uma piada para distrair o pássaro.



Tuesday se oferece a dar um banho na arara, que assume que não falava há muito tempo e afirma que a menina é “única”. Ao informar que ele está ali para levá-la, Tuesday pede para ligar para a sua mãe para se despedir, porém, Zora não atende a ligação.


Billie, a enfermeira, percebe que Tuesday precisa de sua mãe, que está afastada. Ao chegar em casa, Zora conhece o pássaro e tenta matá-lo. Após várias tentativas falhas, Zora acaba comendo-o para evitar que o mesmo leve a sua filha.


Como consequência, o caos se instaura pelo mundo, e coisas estranhas acontecem, como pessoas parando de falecer. Ao mesmo tempo, Zora começa a mudar de tamanho, assim como a arara. A partir disso, ela entende que precisa realizar o trabalho da Morte e, desse modo, ela e Tuesday entram em uma jornada em busca das pessoas que estão falecendo.


O filme, com seu final emocionante, nos ensina a valorizar cada instante da vida.

Tuesday — O Último Abraço: um poético encontro com a Morte

O elenco

Julia Louis-Dreyfus, como Zora, brilha do início ao fim, apresentando todo o seu processo de luto antes mesmo de chegar.


Lola Petticrew apesar de ser uma atriz novata, cativa o público com o seu carisma, fazendo com que o telespectador crie simpatia por Tuesday.


Mesmo com pouco tempo de tela, Leah Harvey se destaca e torna sua personagem memorável.


Arinzé Kene participa como a voz da Morte, trazendo ainda mais mistério ao personagem.

Tuesday — O Último Abraço: um poético encontro com a Morte

Considerações

A nova produção da A24 é surpreendente e emocionante. A trama aborda o luto de uma forma comovente, nos fazendo criar empatia por suas personagens. Apesar do longa ser “previsível”, isso não estraga a experiência.


O fato de terem utilizado uma arara como a Morte também é bastante poético, visto que esses pássaros vivem durante anos e veem muitas pessoas nascerem e falecerem durante suas vidas.



O filme finaliza nos deixando a reflexão sobre o quanto é difícil se despedir de alguém que amamos muito. É definitivamente uma produção que vai te deixar pensativo durante dias.


Daina O. Pusić entrega em sua estreia uma produção que merece ser vista,  revista e refletida.


Comments


bottom of page