top of page

“Silvio Santos Vem Aí!” é melhor que o esperado

  • Foto do escritor: Maurício Neves
    Maurício Neves
  • há 1 minuto
  • 3 min de leitura

Baseado na vida do apresentador e girando em torno dos bastidores de sua candidatura à presidência do Brasil em 1989, “Silvio Santos Vem Aí!” é a nova produção dirigida por Cris D'Amato e estrelada por Leandro Hassum, Manu Gavassi, Regiane Alves, Marcelo Laham, Gabriel Godoy, entre outros.


Com estreia para o dia 20 de novembro, fomos convidados pela Paris Filmes para assistir ao longa antecipadamente. Confira a seguir nossa opinião.

“Silvio Santos Vem Aí!” é melhor que o esperado

Enredo

Em 1989, para surpresa de todos, Silvio Santos se candidatou à presidência da República. A jornalista Marília (Manu Gavassi) é convocada para trabalhar na equipe do apresentador para investigar sua vida e antecipar qualquer ataque dos adversários. Embora desconfiada, Marília é conquistada pelo comunicador que, reservado, faz revelações surpreendentes.

“Silvio Santos Vem Aí!” é melhor que o esperado

Roteiro

O filme já inicia mostrando a equipe da campanha à presidência de Silvio fazendo uma reunião de planejamento e alinhamento, onde o coordenador coloca Marília, uma jornalista, para acompanhar o dia a dia do apresentador.


A escolha de colocar Marília para acompanhar a rotina de Silvio é interessante, a jornalista não é fã do apresentador, então a dinâmica entre ambos acaba sendo bastante curiosa. Além disso, Marília se mostra uma personagem inteligente e sabe as perguntas certas a fazer para Silvio.


As cenas onde Marília imagina a vida de Silvio no passado acabam soando cafonas, mas entendo que também foi a melhor forma que eles arranjaram para contextualizar a história.

Embora biográfico, não consigo dizer o que realmente aconteceu. Mas vemos que Silvio, em sua vida pessoal, era totalmente diferente do que mostrado nos programas de televisão, sendo uma pessoa muito mais reservada.


Com referências ao Gugu, à Gretchen e até mesmo à piada do bambu, o filme já pode ser considerado melhor que a produção de 2024. Impossível não sentir nostalgia e não lembrar daqueles domingos quando criança e ligava a TV no SBT.

“Silvio Santos Vem Aí!” é melhor que o esperado

Elenco

Leandro Hassum e Manu Gavassi são os verdadeiros destaques do filme. Apesar do nome da produção contar com Silvio Santos, a personagem Marília também é uma grande protagonista no longa.


Embora a caracterização do Leandro como Silvio não esteja 100%, ela lembra bastante o comunicador, e o ator também consegue reproduzir muito bem os trejeitos do apresentador. Percebe-se que ele se esforçou para entregar uma boa homenagem.

Já Manu Gavassi entrega algo bem diferente da sua bolha e consegue surpreender. É muito legal ver ela ganhando o destaque que merece após sua grande participação no BBB 20. As interações entre ela e Leandro são ótimas.


Regiane Alves, Marcelo Laham e Gabriel Godoy contam com participações menores e aparecem em momentos mais específicos do roteiro, não tendo tanto aprofundamento em seus personagens. Hugo Bonèmer foi tão mal aproveitado aqui que, se suas cenas tivessem sido cortadas, seu personagem não faria falta nenhuma.

“Silvio Santos Vem Aí!” é melhor que o esperado

Considerações

Após O Rei da TV (2022–2023) e Silvio (2024), Silvio Santos Vem Aí! marca a terceira produção biográfica envolvendo o apresentador, conhecido como o maior comunicador do Brasil.


Para ser sincero, até pensei em assistir à produção com o Rodrigo Faro para ter mais embasamento, porém o projeto foi tão massacrado pela crítica que optei por não perder tempo. Já sobre a série, pretendo assistir futuramente quando estiver com mais tempo disponível. Mas, pelo que andei lendo, o seriado também aborda os acontecimentos mostrados nos dois filmes.


Silvio Santos viveu muito e teve uma longa carreira, então normalmente os longas mostram somente um recorte de sua vida. Muita gente nascida após os anos 2000 ou até os anos 90 (eu, inclusive) não deve saber sobre diversos fatos de sua vida. Particularmente, fiquei chocado quando descobri que ele havia se candidatado à presidência.

“Silvio Santos Vem Aí!” chega aos cinemas com a difícil missão de atrair um público que (1) já não gostou do longa de 2024 e (2) tem nariz empinado com o trabalho de Leandro Hassum. Embora não seja a melhor produção brasileira, e também ainda não esteja aos pés do que Silvio Santos merece, o filme é bom sim. E sua curta duração ainda contribui para não ser uma experiência cansativa.


É importante ir sem expectativas, pode acabar se surpreendendo.


©2019 por pippoca.

bottom of page