A convite da Imagem Filmes assistimos antecipadamente ao filme “Silvio”, que chega aos cinemas dia 12 de setembro como uma forma de homenagem a um dos mais icônicos apresentadores da TV brasileira: Silvio Santos. Confira a seguir o que achamos do filme!
O enredo
O filme acompanha um dos momentos mais tensos da vida do apresentador, quando sua filha Patrícia é liberada pelo sequestrador, mas logo em seguida ele invade a casa da família e faz Silvio de refém, a partir daí o apresentador revive momentos históricos de sua trajetória pessoal e profissional enquanto tenta convencer o sequestrador a se render.
O roteiro
É difícil saber por onde começar a falar, infelizmente Silvio Santos teve que ver essa atrocidade antes de nos deixar. Começamos o filme acompanhando a perseguição do sequestrador de Patrícia, logo ele invade a casa da família Abravanel e faz Silvio de refém, nesse ponto começamos a achar que o filme é sobre o sequestrador, pois a produção aprofunda a história do personagem sem nenhum motivo, depois disso foi só ladeira abaixo.
Acompanhamos a relação de Silvio e o sequestrador, a todo momento o roteiro quer reforçar que Silvio foi um herói, muito melhor que aqueles da Marvel, um homem sem erros, mas também reforça que a fé era importante para o apresentador.
Ao longo do filme Silvio relembra sua trajetória que é acompanhada de flashbacks mostrando seu início e seu sucesso, ainda bem que temos um pouco de respiro da atuação de Rodrigo Faro. A verdade é que a produção não sabe se é um filme policial, um drama ou uma comédia, você é quem vai decidir.
O que está acontecendo com a montagem brasileira?
É difícil escolher qual é o maior erro do filme, são tantos, desde enquadramento de câmera até montagem. Uma pessoa sem formação ou conhecimento em cinema vai reconhecer tais erros básicos, mas claramente a montagem é um dos pontos que mais peca, até porque acredito que uma boa montagem é capaz de salvar o restante.
São tantos flashbacks que o espectador se perde, são muitas cenas sem continuidade, o que dá a impressão que você está dentro do cérebro de um esquizofrênico, devido a tantos cortes e mensagens inseridas ao longo do filme. Em Mamonas Assassinas O Filme já havíamos conferido uma montagem terrível, com cortes a cada segundo, o que deixa o filme com cara de TikTok, em Silvio vemos o mesmo erro se repetir. Por favor, precisamos de um bom profissional de montagem antes que o caixão do cinema nacional seja fechado.
O elenco
Com uma variedade imensa de atores que sabem imitar Silvio Santos, acharam uma ótima ideia chamar Rodrigo Faro, o apresentador que estava há 15 anos sem atuar. Não posso dar palpite sobre o que envolve essa escolha, mas com certeza o combo roteiro ruim, montagem horrorosa e elenco pior ainda terminou de enterrar o filme.
Rodrigo Faro entrega uma atuação digna de “Hermes e Renato”, notamos que ele se esforça para entrar no papel, até imita o jeito de Silvio falar, mas parece que isso piora ainda mais sua atuação. Com certeza minha cena favorita é quando Silvio decide fazer um queijo quente para o sequestrador, quem em sã consciência pensaria em cozinhar para o sequestrador? Parece piada, mas sugiro que você não ria nessa cena.
Os atores Vinícius Ricci e Fellipe Castro interpretam Silvio na juventude e na fase adulta, eles entregam um ponto a mais se compararmos com a atuação de Rodrigo Faro, mas nada que consiga melhorar o filme. Johnnas Oliva interpreta o sequestrador Fernando e é um dos poucos que parece ter tido uma aula de atuação. O restante eu vou poupar vocês da minha opinião.
Nosso veredito
Nós já sabíamos que o filme não seria uma joia do cinema brasileiro, mas também não imaginávamos que seria tão ruim, a ideia central do enredo é boa, mas sua execução é desastrosa, sem nenhum cuidado básico que o cinema exige, é uma pena que Silvio Santos tenha visto o filme antes de morrer, gostaria que ele nem soubesse da existência dele. Depois de assistir é difícil acreditar que o cinema brasileiro vive, pois foi assassinado durante as quase 2 horas de filme.
Comentarios